Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Tiago: um verdadeiro papai em ação

“Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês!” (Tg 4.8a)

Pr. Renato Costa - 09/08/15

Amados irmãos, na semana passada iniciamos em nossa escola bíblica dominical uma nova série de estudos, agora, baseados na carta de Tiago. Em nossa aula introdutória, a aula magna, aprendemos aspectos importantes para uma melhor compreensão dos temas abordados por Tiago nos cinco capítulos de sua carta. Por exemplo, o autor desta carta não foi Tiago, apóstolo, irmão de João e filho de Zebedeu, aquele a quem Jesus apelidou, juntamente com o seu irmão, de filho do trovão (Mc 3.17). Tampouco, Tiago, também apóstolo e filho de Alfeu, e menos ainda o Tiago, pai de Judas (Lc 6.15-16). Sendo assim, por várias razões, a hipótese mais favorável é de que o autor tenha sido Tiago, irmão de Jesus. Sim, aquele que juntamente com os seus irmãos e irmãs não cria em Jesus como sendo o verdadeiro Cristo (Mt 13.55). Podemos cogitar que a conversão de Tiago tenha acontecido após a ressurreição de Cristo, pois, Paulo, escrevendo aos coríntios comenta que Cristo apareceu a seu irmão, Tiago, logo após a sua ressurreição (1º Co 15.7). O fato é que uma grande revolução acontece na vida de Tiago após este encontro e ele se torna um grande líder da igreja em Jerusalém; Paulo o chama de “coluna da igreja” em sua carta aos gálatas (Gl 2.9); Aliás, foi a ele que Paulo buscou quando de sua primeira visita a Jerusalém após a sua conversão (Gl 1.19); Foi a Palavra de Tiago a colocação decisiva para uma solução quanto às questões que eram debatidas no concílio de Jerusalém (At 15). Portanto, é maravilhoso e tremendo ver como este homem foi transformado pelo poder do evangelho e como, ainda hoje, pela fé, ele continua falando e abençoando a todos aqueles que, numa leitura cuidadosa, desfrutam de sua carta. Sim, meus irmãos, não apenas aqueles primeiros leitores de Tiago foram abençoados pela palavra encorajadora e esclarecedora do irmão do Senhor, mas também nós hoje somos abençoados quando a lemos. Não apenas aquele rebanho disperso e perseverante, apesar da intensa perseguição, recebeu cuidado pastoral deste que, para eles, era um pastor e pai, mas também nós ainda hoje. Não sabemos se Tiago tinha filhos, mas, seguramente, podemos ver nele o cuidado, o amor, a atenção e a preocupação de um verdadeiro pai e, por tudo isso, louvamos a Deus. No Reino de Deus é assim, há servos do Senhor que demonstram cuidado paterno, apesar de não serem papais, no entanto, mesmo assim, fazem a diferença na vida de muitos filhos, como Tiago o fez. Parabéns papai Tiago! Parabéns a você papai e a você, servo do Senhor que, apesar de não ter filhos, também age como um verdadeiro papai para muitos. Deus os abençoe!

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com