Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Uma autêntica cidadania

“Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica” (Filipenses 1.27)

Pr. Renato Costa - 20/09/15

É interessante refletir e descobrir que Paulo escreveu a carta aos filipenses estando ele em circunstâncias bem desfavoráveis a qualquer empreendimento humano. Paulo estava preso em Roma, aguardando um julgamento perante o próprio César, para quem ele havia, então, apelado. Mais curioso ainda é descobrir que o tema da epístola aos filipenses é a “alegria”. Ela, a epístola, é conhecida como a carta da alegria, como bem sugere vários textos, por exemplo: Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! (Fl 4.4). Ora, como alguém que estava preso injustamente e com um futuro absolutamente incerto pôde escrever a respeito de alegria? Ora, esse é o fruto do agir pleno do Espírito de Deus na vida de Paulo. Aliás, Paulo considera que o próprio Cristo seria engrandecido em sua vida mediante o seu testemunho em prisão: Com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte, porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro (Fl 1.20b-21).

Amados irmãos, é certo que as palavras de Paulo trariam encorajamento àqueles crentes que, à semelhança do apóstolo, também enfrentavam hostilidades em virtude da fé que professavam na pessoa de Jesus Cristo. Filipos era uma cidade conhecida como colônia de militares romanos aposentados. Além disso, a comunidade judaica em Filipos era muito pequena, o que nos leva a crer, por exemplo, que não havia nem sequer uma sinagoga ali naquele local, o que justificaria a hipótese de que os crentes convertidos ali eram predominantemente de origem macedônia e não judaica. Fato é que Paulo não faz menção a nenhum aspecto da lei em seu escrito. Neste contexto opressivo, controlado, enfim, tirano, imposto pela política romana de dominação, bem como pela promoção de uma cultura cujos hábitos, crenças e valores de vida se alicerçavam na cosmovisão (visão de mundo) grega de se viver a vida, manifestar uma cidadania verdadeiramente cristã se mostrava um desafio sobremodo relevante.

Na cultura grega, helênica, dominante em Filipos, bem como na maior parte das regiões onde o império romano se fazia presente, o cultivo de uma vida regrada pelos prazeres da natureza humana, sobretudo, na área sexual, era algo comum. Cria-se que aquilo que se fazia com o corpo não interferia na esfera espiritual da vida. Ora, sendo assim, em muito a nossa cultura pós e hipermoderna de vida se assemelha à cultura helênica presente em Filipos e com a qual os crentes daquela época tiveram de lutar preservando os valores do evangelho. Portanto, as orientações que Paulo transmite àqueles irmãos também são oportunas a cada um de nós, entre elas, viver uma cidadania coerente com o evangelho de Cristo, não importando o que venha a acontecer.

Somos desafiados a sermos cidadãos do Reino de Deus aqui neste mundo, isto é, a manifestar um estilo de vida, um jeito de se viver a vida, que concorde com os valores, princípios, modos e hábitos deste reino que podem, não poucas vezes, se contraporem aos valores, princípios, modos e hábitos em geral do local em que se tem de viver. Mas o chamado permanece e o desafio está posto e é irrevogável: viver uma cidadania cristã autêntica é um imperativo para todo crente. Não se trata de um moralismo, mas sim de manifestar valores de uma nova natureza, a natureza divina da qual fazemos parte. Ser cidadão do Reino de Deus nos faz melhores cidadãos da nossa imensa nação chamada Brasil.

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com