Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Eu amo o Brasil e quero ser bênção para a minha nação!
Um Jesus que cura enfermidades e tormentos!

Notícias sobre ele se espalharam por toda a Síria, e o povo lhe trouxe todos os que estavam padecendo de vários males e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos; e ele os curou (Mt 4.24)

Pr. Renato Costa - 18/10/15

Amados irmãos, é claro em toda narrativa dos evangelhos a ação direta de Jesus curando enfermidades que assolavam o povo. Ele deu vista aos cegos, curou paralíticos, restaurou leprosos e deu vida àqueles que haviam sido tidos como mortos. A sua ação foi, desta forma, extra-ordinária. Contra todas as possibilidades e até mesmo contra a natureza das coisas, Jesus interveio trazendo cura a um povo que sofria sendo assolado por várias enfermidades.

O texto mencionado acima nos acrescenta um detalhe, sobremodo, precioso, a saber, ele também curava “os que estavam padecendo de vários tormentos”. De ordem não apenas física, mas também ou principalmente emocional, podemos classificar os tormentos como enfermidades que fazem sofrer a alma, que abalam o espírito, que conduzem os que deles são acometidos a um contexto de paralisia emocional, tristeza profunda, enfim, perda completa do interesse pela vida. No entanto, o mundo contemporâneo, ainda que tenha produzido saberes especializados que originaram curas para muitas enfermidades, o nosso mundo também tem criados as condições para o aparecimento de novas moléstias e tormentos. Tudo isso em virtude da própria dinâmica social pelo nosso próprio jeito de se viver a vida.

Em se falando a respeito de tormentos ou enfermidades da alma, o nosso mundo moderno nos conduz a um estilo de vida marcado pela ansiedade, pela pressa em fazer muitas coisas valorizando ao máximo o uso do tempo, pela promoção da culpa nas mais variadas relações, pela individualização da vida conduzindo-nos a um cotidiano solitário, por perda de sentido para a vida e elevação da angústia, além também de pânico, transtorno obsessivo compulsivo (aquela tendência exagerada em repetir um comportamento, por exemplo, de organização, de limpeza, entre outros), dupla personalidade, TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade), além de outras. Ainda que o mundo moderno tenha criado, como já colocado, saberes especializados, alargamento nas capacidades de comunicação (a internet é o seu maior trunfo), facilidades de mobilidade urbana (pelas facilidades proporcionadas pelo tráfego aéreo), sob muitos aspectos, pelo menos no que se refere à questão emocional, a nossa época está mais enferma hoje do que nos tempos de Jesus, por exemplo, e isto é legado do mundo moderno com toda a sua dinâmica. E o nosso povo, povo do Brasil, também sofre com estes males.

Talvez você já tenha sido vítima da síndrome do pânico, talvez da fobia social, isto é, do medo de se relacionar. Talvez você tenha ou venha sofrendo com ansiedade exacerbada e depressão. Talvez você lide com uma tendência ao TOC. Enfim, males que, inevitavelmente, comprometem e comprometerão um dia a dia tranqüilo e necessário para se passar a vida desfrutando de suas coisas boas. Bom é saber, porém, que este Jesus em que cremos também cura as enfermidades da alma. Bom é saber que Ele conhece as dores do interior e com o seu toque de amor e falar suave nos preenche de segurança, de alívio e de coragem para seguir adiante. O nosso povo brasileiro precisa saber disto. Seja bênção para a sua nação, comunique esta verdade, esta palavra de esperança!

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com