Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Mulheres Cristãs em ação

Pr. Renato Costa - 01/11/15

A Palavra do Senhor nos apresenta histórias de mulheres tementes a Deus que fizeram a diferença em suas épocas. Assim aconteceu com Débora, uma verdadeira líder em tempos de crise (Jz 4-5). Foi Débora quem trouxe o povo mais uma vez de volta ao referencial fundamental para a construção de um cotidiano coerente com a vontade do Senhor, o referencial do temor a Deus, e sua vida de fé e de perseverança muito abençoou o povo de Deus. Além de Débora, também Ana foi alguém que, submetendo-se complemente ao querer divino, o que significa uma renúncia completa do eu, e sob o peso de lágrimas, entregou o seu filho aos cuidados do sacerdote Eli para ser consagrado ao serviço do Senhor e em cumprimento ao seu voto (1 Sm). É imprescindível citar também Ester. Sendo esposa da autoridade mais legitimada da época, Ester, sendo informada de uma conspiração que provocaria um holocausto de seu próprio povo, corajosamente colocou-se perante o seu esposo, prostrada, com o intuito de interceder a ele em favor de toda uma nação, porém, assim ela o fez sem ser por ele convocada, chamada à sua presença. Sabemos que, segundo o costume da época, tamanha ousadia poderia ser interpretada como uma afronta e desrespeito, podendo implicar, consequentemente, na morte daquele que perpetrou tal ato. Ester, no entanto, alcançou misericórdia por parte do rei e, acima de tudo, por parte do Senhor, e com suas palavras sinceras conseguiu mover o seu esposo a uma ação justa contra aqueles que conspiravam por suas costas. Assim, toda uma nação foi salva.

Não apenas o Antigo Testamento nos fala de mulheres que fizeram a diferença, mas também o Novo Testamento. Maria, mãe de Jesus, por exemplo, guardava em seu coração tudo aquilo que ouvia de seu Filho e que a deixava sobressaltada (Lc 2.51). Reservou aqueles mistérios para, no tempo oportuno, compreendê-los, o que, de fato, aconteceu. Lembramos-nos também de Lídia, a vendedora de púrpura. Foi em sua casa que se iniciou a primeira igreja em Filipos, cidade importante da Macedônia e de fundamental importância para a divulgação do evangelho (At 16.11-15). O apóstolo Paulo se refere também a Eunice e Lóide, mamãe e vovó de Timóteo (2 Tm 1.5), um jovem grego que chamou a atenção de Paulo por sua dedicação a Deus. Logo, Paulo o tornou um membro fundamental de sua equipe, treinando-o, instruindo-o e o levando consigo em suas viagens missionárias (At 16.1-3). Com certeza, o testemunho de sua mamãe e avó alicerçou a fé daquele jovem. E que bom fruto elas colheram!

O apóstolo aos gentios cita também a mamãe de Rufo, dizendo que esta havia sido uma mamãe também para si (Rm 16.13). Aliás, no texto do capítulo dezesseis aos Romanos, Paulo cita várias irmãs que cooperaram admiravelmente em seu ministério: Febe (v.1), Priscila (v.3), Maria (v.6), Trifena e Trifosa, acrescentando que “foram mulheres que trabalharam arduamente no Senhor” (v.12), Júlia e a irmã de Nereu (v.15), entre outras, certamente. Enfim, mulheres que cooperaram muito com o ministério de Paulo. Sabemos pouco acerca de como, especificamente, cooperaram com Paulo e a causa do evangelho essas irmãs que ele faz referência neste texto. No entanto, temos certeza que elas fizeram a diferença na vida de muitas pessoas, a começar do anonimato de suas ações. Assim acontece hoje também e, por isso, podemos louvar a Deus. Que bom é saber que também aqui em Vila Antonieta há irmãs que cooperam positivamente com a causa do Reino de Deus promovida nesse lugar. Que bom é saber que muitas delas, talvez a maioria, atuam no anonimato, mas, nem por isso, com menos dedicação ou esforço. Alegram-se, apesar de nem sempre serem reconhecidas, mas convictas de que o Senhor, o nosso Deus, está atento a tudo aquilo que se faz em seu nome e para o louvor de sua Glória. Parabéns irmãs queridas! Que o Senhor seja sempre o motivo de vosso servir e de vossa perseverança.

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com