Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Cuidando do casamento (1º Retiro de casais da IEBVA)

Pr. Renato Costa - 08/11/15

Neste final de semana estamos realizando o primeiro acampamento de casais da história da IEBVA. Uma reunião oportuna e, sobremodo, importante para a preservação dos valores do casamento conforme descritos na Bíblia. Louvamos a Deus e parabenizamos a equipe que está trabalhando na organização para servir aos 15 casais que ali estarão participando deste momento de crescimento espiritual e fortalecimento da relação conjugal, tudo sendo feito para a honra e para a glória do nosso Deus e com muito desprendimento, temor e zelo.

Os valores da família nem sempre são semelhantes em cada sociedade, apesar de vivermos numa grande sociedade global. Na Suécia, por exemplo, já há pouco mais de dois anos, o Partido do Centro (Centerpartiet) incluiu em seu programa de governo uma proposta que visa o reconhecimento legal da relação poligâmica. Em novembro de 2014, a BBC Brasil publicou a relação conjugal entre três adultos na Suécia, enfocando o debate em torno dos novos conceitos de família no país. A Suécia foi, inclusive, o primeiro país do mundo a legalizar a homossexualidade em 1944. Em 2009, legalizou o casamento gay, assim como outros países do bloco, como a Dinamarca.

Mais um exemplo dos valores distintos entre as diversas sociedades de nossa imensa sociedade global pode ser visto nas iniciativas do governador da província de Gorontalo, na Indonésia, a fim de promover a relação matrimonial e diminuir o número de casos de adultério entre os funcionários de seu parlamento. Rusli Habibie proibiu funcionário de altos cargos públicos de contratarem mulheres jovens ou atraentes como secretárias. Ele constatou que os chefes compram presentes e lembranças em suas viagens oficiais para as secretárias, mas nada trazem para suas esposas. Em face disto e com o propósito de valorizar a relação matrimonial, Habibie foi radical em algumas medidas. Além de proibir a contratação de jovens como secretárias, também exigiu que os 3.200 funcionários homens de sua administração transferissem integralmente seus salários às contas correntes de suas respectivas esposas. Sendo assim, ao gastarem, suas esposas teriam conhecimento.

É certo que vivemos numa sociedade global que tem como um de seus pilares o liberalismo nas relações entre seus indivíduos. Desta forma, há uma diluição dos valores mais comumente conhecidos como tradicionais de família a fim de que escolhas individuais, jeitos particulares de se viver a vida e opções à la carte sejam legitimadas, colocando ações, escolhas e valores éticos sob a perspectiva da felicidade individual. Diante desta realidade, a igreja pode adequar-se às novas prerrogativas éticas da sociedade a fim de evitar o choque, isto é, o conflito de idéias, de pontos de vista e de lógicas, ou fazer um movimento de retorno e de revalorização de seus próprios valores a partir de seu próprio centro, ou seja, o núcleo para o qual ela fala, que são os membros de sua comunidade. É a partir desta segunda opção que a IEBVA tem se importado com as famílias de sua comunidade promovendo encontros de casais e, agora, um retiro de casais. Durante este final de semana, casais estarão ouvindo acerca dos valores bíblicos para o casamento e a fim de embasarem suas relações sobre os alicerces da Palavra de Deus, que é o referencial para a conduta ética de todo cristão. Que assim seja para a honra e para a glória do nosso Deus e que este seja apenas o primeiro de outros encontros ainda por vir.

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com