Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Valores de uma liderança bíblica

Pr. Renato Costa - 15/11/15

Já estamos próximos do final de mais um ano e é nosso dever trabalharmos para os processos de eleição da nossa diretoria estatutária e também de ministérios. Como você se lembra, a diretoria estatutária é aquela formada por: 1º e 2º vice-presidentes, 1º e 2º secretárias e 1º, 2º e 3º tesoureiros. Este termo, “estatutária”, se refere ao estatuto da igreja que determina este processo eletivo anual para registro oficial em cartório. Sendo assim, é este grupo de pessoas que judicialmente têm a responsabilidade de conduzir a comunidade de modo a não ferir os preceitos da nossa constituição, além também de garantir que as responsabilidades jurídicas perante os órgãos públicos, inclusive, fiscais, sejam observadas.

O segundo grupo a compor a diretoria é formado pelos líderes de ministérios. Este grupo, no entanto, possui função distinta do grupo anterior, sendo de sua responsabilidade, portanto, trabalhar junto com o pastor para a promoção do reino de Deus em nossa sociedade e edificando o corpo de Cristo que é a igreja, eu e você, pelo exercício mútuo de dons e talentos. Os ministérios que temos estão listados na ficha de indicação que você recebeu, constando também de um resumo de suas atribuições e critérios para nortear a sua escolha.

À luz desta necessidade, eu quero destacar alguns valores de liderança apresentados pelo Senhor Jesus a partir de seu relacionamento com os 12 apóstolos. São valores únicos e, portanto, não determinantes no mundo dos negócios, bem como, no mundo da igreja também, porque são contrários às tendências de nossa natureza humana. Sendo assim, apenas pela prevalência do Espírito Santo de Deus é que podem ser estes valores cumpridos. São eles:

1º Postura de servo, de escravo e de último (Mc 10.35-45): Jesus ensinou esta verdade fundamental para a vida cristã e, sobretudo, para a liderança: “Quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos”. Liderança eclesiástica não é espaço para a satisfação de ambições pessoais, como “status”, poder ou riqueza. Antes, é lugar de serviço e de doação. Alguns buscam a liderança porque gostam do título, do cargo, da projeção social que este cargo pode conferir, corrompendo, deste modo, a nobreza da causa e a essência da missão de liderar que é servir, é liderar para o outro. Muitos danos e atrasos acontecem quando sentimentos assim determinam a liderança ou um líder eclesiástico e é preciso sensibilidade para perceber esta tendência natural a fim de rogarmos pelas misericórdias de Deus nos ajudando a permitir a prevalência de seu Espírito em nós;

2º Igualdade (Mt 23.8-12): Aqui Jesus enfatiza que não há entre os seus aqueles que são “chefes” ou “mestres”, porque todos somos irmãos. Logo, a nossa relação é de igualdade;

3º Empatia (Mt 14.13-21): é a capacidade de colocar-se no lugar do outro, capacidade esta que faltava em muito nos discípulos. Na experiência da multiplicação dos pães, rapidamente sugeriram ao Senhor que “mandasse embora a multidão para que comprassem pra si o que comer”. Em outra ocasião, impediam que crianças fossem trazidas ao Senhor (Mc 10.13-16); Diante da mulher sírio-fenícia que rogava o socorro de Jesus em favor de sua filha atormentada por um espírito imundo, os discípulos disseram a ele: “manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós” (Mt 15.21-28). O que tudo isto significa senão a falta de sensibilidade para com o sofrimento alheio? Assim eram os doze. Não queriam dividir os privilégios que tinham com outros que viam como ameaças aos seus interesses. Jesus, no entanto, os chamava para o centro de sua vontade dizendo: “dar-lhes vós de comer”, “deixai vir a mim as crianças” etc.

À luz destes princípios, bem como de outros, você que deseja liderar precisa perguntar-se a si mesmo: em que devo mudar? Você que deseja indicar alguém para a liderança, do mesmo modo, precisa perguntar se a sua indicação concorda com estes valores. Liderança é isto e nada mais. Você está disposto (a)?

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com