Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

2015 já está acabando...

Pr. Renato Costa - 22/11/15

É impressionante, mas é preciso admitir, o ano de 2015 está quase terminando. Essa sensação de que o tempo passa muito rápido persiste ano após ano. Todos nós a sentimos, a reconhecemos e nos vemos, inclusive, forçados a lidar com ela de forma espontânea, criativa, inventiva a fim de darmos conta de tudo aquilo que foi confiado à nossa responsabilidade, família, trabalho, Reino de Deus, entre outras coisas. Com esforço admirável, tentamos driblar o relógio e enganar os minutos. Não poucas vezes, sonhamos em multiplicar o tempo e retardar o dia. Apesar de tudo, porém, o dia a dia tem passado muito rápido.

As palavras de Salomão no livro de Eclesiastes nunca antes foram tão importantes, a saber: para tudo há uma ocasião certa, há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu (Ec 3.1). Salomão continua discorrendo a respeito do tempo dizendo que há tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, de chorar e de rir, de prantear e de dançar... (Ec 3.2-8). Ajuda saber que, apesar da correria, as realizações que buscamos na vida também dependem de um tempo oportuno para acontecerem de maneira plena e de modo a proporcionar bem estar a todos os que conosco convivem, pois assim nos esclarece o texto do Eclesiastes. Sendo assim, vale a pena o esforço e a criatividade em encontrar um tempo que, talvez, tenha se perdido. Porém, é muito reconfortante saber que Deus proporcionou um tempo propício para cada uma das conquistas que buscamos, e louvado seja Deus por isso. Ele é o Senhor do tempo: Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia (2 Pe 3.8).

As palavras de Jesus no evangelho de Mateus também se renovam ao lermos o Senhor dizendo: Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias conseqüências. Basta a cada dia o seu próprio mal (Mt 6.33-34). Quando o tempo escapa de nosso controle com sutileza inusitada, cabe-nos perguntar a respeito do que de fato vale a pena nesta vida, isto é, quais são as maiores prioridades para aquele que teme ao Senhor? E, mais, quais são as prioridades mais importantes dentre todas as prioridades? O texto nos responde com clareza: buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça. Buscar o Reino de Deus significa buscar os interesses do Reino em nosso dia a dia, em nossas relações, em nossas motivações, em nossos planos e objetivos. Ora, isto é muito importante! Buscar o Reino de Deus em primeiro lugar implica em buscar a vontade do Senhor em primeiro lugar, o que nem sempre será fácil, pois exigirá auto-negação, abrir mão de interesses pessoais, ceder em prol do todo, dentre outras coisas. O resultado, no entanto, mostrar-se-á valoroso.

O caminho mais eficaz para ganhar tempo é buscando, primeiramente, não as próprias prioridades, mas sim as prioridades do Reino. Impressionante, não é mesmo? Difícil também!

Que você meu amado irmão e irmã em Cristo, neste finzinho de ano e no ano novo que já está chegando, priorize o Reino de Deus na sua vida. Em assim sendo, pode ter certeza, o seu tempo irá se multiplicar.

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com