Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

IEBVA 2016: “Ser cristão em Cristo e para o próximo”

“Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo ” (1º Co 3.11)
“Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade” (1º Jo 3.18)

Pr. Renato Costa - 27/12/15

Amados irmãos, este é o tema da Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta para o ano de 2016. Com base neste tema que, cremos, foi Deus quem colocou em nosso coração, iremos organizar a nossa agenda eclesiástica e ministerial, iremos definir as nossas prioridades, planejar as nossas ações, o uso de nossos recursos, e estabelecer alvos e desafios. Enfim, é este o caminho pelo qual iremos trilhar neste novo ano que se aproxima, é esta a visão, isto é, o sonho do futuro que produz hoje paixão e que Deus colocou em nossos corações, tudo para a honra e para a glória de seu Santo Nome, para a edificação do corpo de Cristo, que é a igreja, e para a proclamação das boas novas de salvação em Cristo Jesus para aqueles que ainda não o conhecem.

Este tema traz consigo dois grandes enfoques principais: 1º Cristo é o fundamento, o alicerce, o centro em torno do qual o cristão vive e fundamenta a sua fé; 2º O cristão é chamado para servir o seu próximo, manifestando assim o Reino de Deus.

Parece redundante dizer ser cristão em Cristo, porém, não é. Muitos hoje fundamentam a sua fé em uma igreja, na pessoa de um pastor ou um líder, naquilo que se pode obter mediante o exercício desta fé, ou seja, benefícios próprios, e tantas outras coisas. Mas, a Palavra de Deus nos diz que ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Cristo Jesus. Ora, isto é muito importante. Paulo adverte os gálatas dizendo que eles haviam abandonado o verdadeiro evangelho para seguir a outro evangelho (Gl 1.6). Será que isto não tem acontecido hoje também? Afinal de contas, muitos procuram prosperidade, bem estar, riquezas, enfim, a satisfação de suas próprias expectativas e interesses através do evangelho. Assim, usam o evangelho e a própria igreja em benefício próprio. No entanto, Cristo afirmou: aquele que quer ser meu discípulo, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz diariamente e siga-me (Lc 9.23); Cristo afirmou: Neste mundo vocês terão aflições, contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo (Jo 16.33); Cristo afirmou: quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho a salvará (Mc 8.35). Veja, portanto, que seguir a Cristo implica em renúncia, em serviço, em dedicar-se ao próximo, em abrir mão de privilégios por amor do evangelho e, não poucas vezes, isto tudo trará sofrimento também. Este é o verdadeiro evangelho, o evangelho que está alicerçado na Palavra de Deus e não em preceitos humanos. Em 2016, queremos resgatar o verdadeiro evangelho, sermos moldados por ele, invadidos e conquistados por sua mensagem, aprender de seus preceitos e vivê-los intensamente, pois a sua mensagem muda vidas, é a esperança para este mundo caído.

Eu encorajo você a participar deste grande projeto de Deus. Eu encorajo você a dedicar-se ao estudo da Santa e Bendita Palavra de Deus na Escola Dominical, na Aula Teológica e também nas celebrações de culto. Em assim sendo, a sua fé estará alicerçada em Cristo, outra rocha não há.

É tempo de fazer novos planos, por que não fazer também planos para a vida espiritual e para o Reino de Deus? Afinal de contas, Ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou (2º Co 5.15). Pense nisso!

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com