Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

A IEBVA e o seu primeiro desafio: Ler a Bíblia!

Pr. Renato Costa - 10/01/16

Talvez você questione: estamos avançando como Igreja? Estamos cumprindo a nossa missão? Estamos sendo igreja como a igreja verdadeiramente deve ser? Para onde estamos indo? Foi em razão de questões como estas que buscamos em Deus um tema para este ano. Um desafio que pudesse nortear a nossa agenda, estabelecer os nossos valores como igreja, as prioridades em nossas ações, enfim, uma visão do futuro que produzisse hoje paixão e desejo de conquista. Assim, chegamos ao enunciado: Ser cristão em Cristo e para o próximo. O que significa dizer que em 2016, estaremos olhando para Cristo a fim de aprender com Ele. Aprender a sua maneira de pensar, de agir, de se relacionar com Deus e com o ser humano. Conhecer o que lhe agrada e o que não lhe agrada, enfim, aprender a ser cristão como Cristo deseja. E tudo isso com a finalidade de servir o nosso próximo. É para esta direção que estaremos seguindo durante todo este ano, almejando os frutos que virão desta grande semeadura.

Amados irmãos, diante do desafio de ser cristão em Cristo, já no domingo passado assumimos diante do Senhor, o nosso Deus, o nosso primeiro desafio de 2016 como igreja, a saber, a leitura de toda a Bíblia durante este ano. Sim, em 2016, paulatinamente, reflexivamente, meditativamente e prioritariamente, estaremos lendo dia a dia os livros da Palavra do Senhor. E por quê? Porque cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus; Porque cremos encontrar nela toda a vontade de Deus para todo o homem e em todo o tempo; Porque cremos nas promessas que estão descritas em suas páginas, promessas estas que produzem vida no coração de todo aquele que nesta Palavra crê, a despeito das desesperanças e incertezas que este mundo tem legado. Sim, cremos que a Palavra do Senhor afasta o homem do pecado e o aproxima de uma vida de santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor. Cremos que a Bíblia edifica, doutrina e santifica a igreja de Cristo. Cremos que a Bíblia dá direção para a vida e cremos que o Senhor fala conosco por meio de seus muitos livros, capítulos e versículos, nos ensinando também pelo exemplo de homens e mulheres semelhantes a nós, falhos também, mas que ousaram viver em submissão à vontade de divina, colhendo os frutos deste servir e desta melhor escolha.

Não poderíamos iniciar o ano de forma diferente. Sendo assim, eu desafio você a participar de tudo isso. Não fique de fora! Como ensinou Paulo: não trate com desprezo as profecias (1º Ts 5.20); Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (2º Tm 3.16); O autor de Hebreus acrescenta: Pois a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração (Hb 4.12); E mais uma vez Paulo: Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança (Rm 15.4).

Sim, meus irmãos, é dever de todo crente no Senhor ler, meditar e se esforçar para praticar os ensinos da Palavra do Senhor. Não podemos nos conformar com este mundo, tampouco, com uma vida aquém do ideal divino. Sendo assim, leia a Bíblia: assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no coração de vocês (2º Pe 1.19).

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com