Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Conservem acesas as suas candeias (Lc 12.35b)

Pr. Renato Costa - 17/01/16

O Senhor Jesus faz uso de um elemento bem comum do cotidiano de seus ouvintes a fim de elucidar um aspecto de fundamental importância na vida cristã: manter uma vida espiritual vibrante e em constante crescimento é uma tarefa indispensável.

Para conservar vibrante a sua vida espiritual a fim de ser luz para o mundo, faz-se necessário algumas ações:

1º) Ore: de forma constante, diária, ao se levantar e ao se deitar; Reserve momentos a sós com Deus; Converse com Ele e exponha tudo aquilo que perturba o seu coração gerando extrema preocupação; No livro Ocupado demais para deixar de orar, eu aprendi que fazer as coisas sem antes buscar a orientação divina, é como dizer a Deus: obrigado, mas eu posso cuidar disto sozinho! Será? Com o Pr. Jease eu aprendi que o maior benefício da oração é o encontro com o próprio Criador; Não se trata de obter ou não respostas favoráveis para aquilo que se pede, mesmo porque Deus, melhor do que ninguém, é conhecedor daquilo que é e que não é favorável para os seus filhos. Antes, se trata sim de ter com Deus comunhão; O relacionamento do filho com o Pai não pode se basear naquilo que o Pai pode dar, isto seria uma forma de barganha com Deus em busca de interesses. Com Deus, em oração, você descobre o próprio Deus mediante a oração, e isto faz toda a diferença, é alicerce para a vida. Sendo assim, faça como Jesus, busque lugares solitários, a sós, no silêncio e passe tempo com Deus;

2º) Leia a Bíblia, porém, não de qualquer jeito. Ler a Bíblia após um período de oração faz toda a diferença. Mesmo relendo passagens já conhecidas, Deus traz aos seus olhos e ao seu coração uma aplicação nova para o seu atual momento. Leve isto em conta, leve isto a sério. Jesus disse certa vez: errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus. Veja também que o material que temos à disposição para um melhor entendimento das Escrituras é sobremodo vasto. Não faltam livros, Bíblias de Estudo, comentários, atlas bíblico, dicionários e livros devocionais e com comentários versículo por versículo. Então, por que não estudar? A Bíblia molda o nosso caráter, muda a nossa perspectiva, enfim, ela nos faz pessoas melhores. Então, mãos a obra! Ou melhor, mãos à Bíblia!

3º) Venha à Igreja. Não existe vida espiritual sadia sem igreja. Eu, pelo menos, não conheço um crente sadio que tenha se exilado do rebanho. Se alguém afirmasse o contrário, eu não acreditaria! Se fosse possível a nós vivermos bem sem a igreja, Cristo não a teria fundado. Logo, venha à igreja. Ovelha longe do rebanho fica vulnerável às investidas dos lobos, e olha que são muitos! Portanto, proteja-se junto do aprisco! 4º) Sirva. Deus confiou a seus filhos ferramentas específicas para o serviço no Reino, são os dons espirituais. Todos temos, pelo menos, um dom. Junto com as aptidões naturais, os nossos talentos, nós podemos ser instrumentos nas mãos do Criador para manifestarmos o seu Reino neste mundo.

São quatro ações, bem simples, porém, costumeiramente vacilamos no exercício de uma ou mais delas. Por que não mudar esta realidade? Por que não começar hoje a colocar em prática exercícios fundamentais para uma vida cristã vibrante. Afinal de contas, Cristo, nosso Mestre, nos diz: Conservem acesas as suas candeias!

Pense nisso! Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com