Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Ler a Bíblia em 1 ano: você alcançou o primeiro alvo?

Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas (Ed 7.10)

Pr. Renato Costa - 31/01/16

Amados irmãos, no primeiro domingo do mês de janeiro lançamos um primeiro e importante desafio para a Igreja Batista em Vila Antonieta, a saber, a leitura de toda a Bíblia durante este ano de 2016. Sim, se queremos ser cristãos em Cristo, é imprescindível conhecê-lo mais e isto acontece pela comunhão com Ele pela oração e pela leitura meditativa e progressiva de sua Santa e Bendita Palavra. É por isso também que estamos estudando na Escola Dominical o Sermão da Montanha, isto é, o texto de Jesus mais conhecido de todos os evangelhos. Sim, se queremos ser cristãos em Cristo, precisamos viver o jeito Cristo de viver a vida, o jeito Cristo de ser feliz, o jeito Cristo de agir, de pensar, de trabalhar, enfim, o seu jeito de se viver a vida. Desta forma, no dia 03 de janeiro, entregamos uma primeira ficha com a indicação das leituras dos textos a serem feitas durante o mês de janeiro. Começaríamos em Gênesis, logo em seguida Jó, e já iniciaríamos também o livro do Êxodo, tudo isto apenas no mês de janeiro. Portanto, uma vez que hoje é o último dia do mês de janeiro, é inevitável perguntar: você conseguiu completar todas as leituras? Alcançou o seu santo e honroso alvo? Se não, por quê?

A você que teve êxito, parabéns, isto significa que você priorizou esta tarefa, e que agradável tarefa! Entendeu a importância de separar tempo para a leitura da Palavra do Senhor. Agora, é preciso continuar, sem desanimar. Há mais meses por vir e certamente o inimigo fará de tudo para desviá-lo deste honrado propósito e desta santa incumbência. Porém, se você não conseguiu, não desanime! Antes, renove o seu compromisso, renove a sua motivação e siga em frente, pois ainda há tempo. No entanto, vale a reflexão, por que eu não consegui terminar as leituras do mês de janeiro? O que, de fato, ocupou lugar na minha agenda em lugar da leitura e meditação na santa Palavra do Senhor? Sim, meus irmãos, é preciso refletir e repensar caminhos, agendas, enfim, prioridades. Num dia a dia tão agitado como o nosso, acertar na definição e na vivência das prioridades é a fórmula infalível para uma vida bem equilibrada, saudável e feliz em todas as áreas da vida, assim como o nosso Senhor deseja: eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância! (Jo 10.10).

Sim, meus irmãos, é tempo de fazer como Esdras, tomar a decisão de ser dedicado no estudo da Palavra do Senhor. Se você é líder, que grande responsabilidade pesa sobre você! Se você é esposo e pai, enfim, chefe de família, da mesma forma Deus lhe ordena: leia a Bíblia! Se você é esposa e mamãe, leia para ser uma mulher sábia que edifica a sua casa (Pv 14.1); Se você é jovem, leia para manter pura a sua conduta e para vencer o maligno (Sl 119.9; 1º Jo 2.14). Enfim, leia e seja dedicado assim como Esdras!

A leitura da Bíblia nos aponta as saídas de Deus para os conflitos, os conselhos de Deus para as sábias decisões, os projetos de Deus para a felicidade e as promessas de Deus para um futuro seguro. Ela é a receita de Deus para a vida. Vale a pena, não vale?

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com