Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Felicidade: para onde você foi?

Pr. Renato Costa - 14/02/16

Como ser feliz? Onde está a felicidade? Como encontrá-la? A cada passo dado, parece a você que a felicidade se coloca sempre um pouco mais adiante?

Questionamentos deste tipo refletem um dos muitos dilemas com os quais o homem moderno tem de lidar. A despeito do alargamento nas capacidades de comunicação (celulares, satélites, GPS’, i-pads, tablets e tantos outros equipamentos portáteis), da variedade de objetos para consumo, os quais se adéquam a gostos, preferências e caprichos individuais, e também apesar da multiplicidade de opções de lazer e de prazeres, grande parte dos indivíduos de metrópoles diversas espalhadas pelo mundo sofrem com a sensação de vazio, deslocamento e inadequação a incomodar os seus interiores atormentando os seus cotidianos de vida. O que fazer então?

Muitos sugerem alguns caminhos que possam levar os indivíduos ao lugar para onde a felicidade se refugiou se escapando de todos que a buscam. São as boas obras, o desapego a bens materiais, o engajamento em uma causa social ou ambiental, o doar-se em favor de alguém, ou, contrariamente, a entrega ativa a uma vida que satisfaça a todos os desejos e apetites do coração. O fato é que a felicidade parece estar sempre um passo a frente de todos que a procuram. Frases do tipo: “no dia em que eu conseguir uma casa, um carro e aquele tal emprego, então eu serei feliz”, ilustram bem o que estamos tentando dizer. Compra-se a casa com um esforço considerável, financia-se o carro e fazem-se cursos de idiomas com vistas àquele emprego, e a felicidade por fim parece fugir mais uma vez.

Para a maioria de nós a felicidade parece ser um lugar aonde se chega: aquele emprego almejado numa empresa multinacional, a formação profissional, um carro luxuoso, uma viagem a um paraíso distante e assim por diante. No entanto, no livro “Vivendo com propósitos”, o Pr. Ed René sugere que a felicidade não é um lugar aonde se chega, mas sim o jeito como se vai. Em suas palavras, “ninguém é feliz porque encontrou a felicidade; as pessoas são felizes porque encontram significado para sua existência. A felicidade não é um objetivo a ser perseguido, mas a conseqüência de uma vida com sentido”.

Significado, sentido, razão para viver, propósito para a vida, enfim, um coração vibrante e cheio de vida é algo que somente Cristo pode oferecer. De fato, é o que Cristo oferece: “Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância” (Jo 10.10); “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede” (Jo 6.35); “As palavras que eu lhes disse são espírito e vida” (Jo 6.63b). “Mais, mais de Cristo, mais, mais de Cristo, mais do seu puro e santo amor, mais de ti mesmo ó Salvador” já dizia o hino. Cristo não aponta um caminho, não oferece uma proposta e não apresenta uma lista de afazeres, pelo contrário, Ele é o caminho, Ele é a proposta e na sua vontade está todo o meu e o seu prazer. Não é por um acaso que o salmista disse: “Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração” (Sl 40.8). Portanto, se você está em busca da felicidade e se nesta busca você tem passado por vários caminhos e percebido a felicidade cada vez um passo a frente, é hora de vir a Cristo. É hora de trilhar o caminho da santidade no qual o pecado é repudiado e a vontade de Deus é abraçada com o coração e a alma. Nele há plenitude de vida: “os que olham para ele estão radiantes de alegria, seus rostos jamais mostrarão decepção” (Sl 34.5). Felicidade: para onde você foi? Eu tenho uma dica: “Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita” (Sl 16.11). Pense nisso!

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com