Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Deus deseja nos aperfeiçoar no caminho da santidade

Pr. Renato Costa - 21/02/16

Amados irmãos, quando olhamos para a experiência cristã dos primeiros cristãos, aprendemos verdades espirituais preciosas e das quais não queremos nos afastar a fim de que, a semelhança deles, nós também sejamos igreja como a igreja verdadeiramente deve ser, uma comunidade de pessoas que adoram o Senhor, que promove o cuidado mútuo, o aprendizado das Escrituras, a ação social e a adoração sincera. Enfim, uma igreja relevante, simplesmente, cristã!

Eu louvo a Deus porque a sua igreja em Vila Antonieta tem compreendido o recado do Senhor e o desejo do coração do Senhor de ver se manifestar em nosso meio as mesmas verdades, o que de fato já tem acontecido. O Senhor tem edificado a sua igreja mediante a pregação e o ensino da sua Santa Palavra e a nossa oração é para que o Espírito Santo de Deus produza no coração de seu povo os frutos que Ele mesmo deseja para a sua própria honra e glória. Que hoje, amanhã e sempre possamos dizer com inteira convicção de fé: Somos cristãos em Cristo! Hoje, lembramos mais uma vez do valor da santidade. Paulo afirma: “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados” (1 Ts 4.3); O autor de Hebreus adverte: “... sem santidade, ninguém verá o Senhor...” (Hb 12.14b); O salmista reconhece: “... a santidade, Senhor, é o ornamento perpétuo da tua casa...” (Sl 93.5b). O pecado quebra a nossa comunhão com Deus, atrapalha os planos do Senhor para a nossa vida e, conseqüentemente, adia muitas bênçãos que o Senhor deseja derramar sobre nós. A vida regada de santidade, no entanto, nos aproxima mais do nosso Pai, abre os nossos olhos para realidades espirituais que desconhecemos, traz saúde para a nossa vida espiritual e também emocional e física, e nos traz vitória contra os desejos da nossa velha natureza. Sendo assim, como filhos, amados irmãos, cresçamos em santidade; Como igreja, congreguemos em santidade; Como servos, sirvamos em santidade; Como discípulos, caminhemos em santidade. E que em tudo isto, o Senhor seja glorificado!

A santidade é a nossa vocação, é o caminho que se nos apresenta quando decidimos seguir a Cristo. Seguramente, não é um caminho fácil. Implica inevitavelmente em renúncias, sobretudo, das vontades do nosso próprio corpo. Há certas inclinações que naturalmente sentimos para coisas que não agradam a Deus. São as obras da nossa carne a respeito das quais Paulo escreveu aos Gálatas: a inveja, o egoísmo, a competição, a ira, a maledicência, entre outras coisas (Gl 5.19-21). Para vencer a força destas inclinações é preciso permitir o agir pleno e o controle do Espírito Santo de Deus sobre a vida e o coração porque Deus, o próprio Deus, deseja nos aperfeiçoar no caminho da santidade, que é a nossa vocação. O fruto deste agir pleno em nós é maravilhoso: é o amor, a paz, a alegria, a paciência, a bondade, o domínio próprio, entre outros (Gl 5.22-23). O Texto segue dizendo que “os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos” (Gl 5.24). E você? Você pertence a Cristo? Se não há em seu coração o desejo de ser por Ele aperfeiçoado no caminho da santidade, então, considere se de fato o Espírito do Senhor habita em seu coração.

Pense nisso! Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com