Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Os teus mandamentos Senhor permanecem firmes e fiéis. A santidade, Senhor, é o ornamento perpétuo da tua casa (Salmo 93.5)

Pr. Renato Costa - 28/02/16

Se há algo que embeleza uma igreja, templo e morada do Espírito do Senhor, e muito mais do que uma bela estrutura com um fino acabamento, é a santidade. Sabemos que a concepção judaica no Antigo Testamento entendia que o templo era o lugar da morada do Senhor pelo seu Espírito. Veja, por exemplo, que no relato de cura daquele aleijado de nascença que ficava sentado junto à porta do templo chamada Formosa mendigando, Pedro e João estavam se dirigindo ao templo na hora da oração. Dirigiam-se ao templo porque entendiam que ali era o lugar propício para as orações, uma vez em que se compreendia que Deus habitava o templo. Hoje, Deus ainda continua habitando o templo, porém, o templo não é exatamente o local onde o povo de Deus se reúne para prestar-lhe culto entre quatro paredes, antes, é o nosso próprio corpo. A Bíblia assim nos diz: Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo (1º Co 6.19-20). Desta forma, Deus faz de nosso corpo a sua morada por meio de seu Espírito. Então, este templo precisa ser cuidado, isto é, santificado para que a presença divina possa ser plena e radiante em nossas vidas e por intermédio de nós a outros: O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo (1º Co 6.13b).

Amados irmãos, não são as roupas caras, uma bela maquiagem ou um bonito corte de cabelo que traz vida a vida, beleza ao corpo e saúde para o espírito, antes, a santidade. Uma bela roupa, maquiagem ou corte de cabelo ornamenta o nosso corpo em seu lado exterior, mas o avesso só pode ser adornado pela santidade. Vale mais, portanto, um interior limpo, puro, lapidado e equilibrado, isto é, um interior cujo Espírito de Deus habita com intensidade. Quando isto acontece, o sorriso se forma no rosto, o brilho nos olhos, a paz e a serenidade aparecem no trato com os nossos negócios e em nossos relacionamentos, o caminhar é com confiança, enfim, aparecem os frutos que só podem ser produzidos mediante a ação deste Espírito em nosso interior. Paulo o afirma: Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gl 5.22-23a). Mas o oposto também é verdadeiro, a saber, sem santidade só acumulamos lixo em nossas emoções e em nossos pensamentos, entulho que contamina o nosso falar, o nosso agir e até mesmo as nossas motivações. Este lixo é produzido quando sufocamos a atuação deste Espírito em nosso interior e nos alimentamos de música, programas, sites e palavreados que favorecem os apetites da nossa natureza humana por prazer imediato, egoísta e interesseiro, entre outras condutas que desagradam o Senhor e fazem mal à vida e aos nossos semelhantes. É necessário, portanto, fazer uma varredura em nosso interior, passar o antivírus da Palavra de Deus, varrer e jogar o lixo acumulado para fora da nossa casa, isto é, do templo do Senhor e deixar que o Espírito de Deus habite. Uma vida sem santidade é como uma casa bombardeada, só há as marcas do muito sofrer e uma frágil resistência para ainda permanecer em pé. Porém, mesmo que o consiga, quem habitaria em uma casa assim, esburacada, pendente e prestes a desmoronar?

Sim, meus irmãos, é muito melhor ornamentar a nossa vida com a santidade. A santidade traz vida aquele que anda por seus caminhos, sem atalhos e sem alternativas. Uma vida com santidade é como uma bela casa com um bonito jardim à frente. A família ali reunida se alegra uns com os outros no seio desta morada transformada em lar. Os que a vêem também se alegram por verem ali luz e vida vindas do Senhor. Você quer ser como uma casa bombardeada? Ou deseja que o seu corpo seja o lar do Senhor? Escolha santidade!

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com