Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Esperança não é um delírio, antes, um vislumbre do impossível!

Pr. Renato Costa - 06/03/16

Sem esperança de um futuro diferente da realidade do presente, a vida perde, inevitavelmente, o seu propósito. Tudo ficará reduzido ao tempo que se chama hoje porque o amanhã é incerto, legado ao simples acaso do qual ninguém pode ter controle. Sem esperança de mudança em toda e qualquer área da vida, não há razão para semear as sementes que, precisamos crer, irão produzir os frutos que almejamos para a honra e para a glória do nosso Deus. Então, desistimos, aceitamos o fracasso antecipado por nem sequer termos lutado. Oh, como é sofrível viver sem esperança! Oh, como é asfixiante ver no futuro um espelho do presente sem qualquer variação! Isto é desesperador! É uma antecipação, em vida, do nosso funeral. É simplesmente cumprir a agenda da vida sem nenhuma perspectiva de ver se realizando os mais belos sonhos que sonhamos: o retorno de um filho distante, uma reconciliação com um parente, a princípio, resoluto, um casamento refeito, uma igreja santa e una, entre outros. Perder a esperança significa abandonar tudo isto e apenas bater o cartão do dia pela manhã e pela noite ansiando por logo terminar a peregrinação.

A Palavra do Senhor, no entanto, nos chama à esperança sempre. Sim, meus amados irmãos, precisamos ter esperança de que veremos se cumprindo todas as promessas do Senhor com precisão e fidelidade incomparável. Precisamos ter esperança de um futuro melhor, de uma sociedade mais justa, de um país mais igual, de uma igreja mais una, santa e amável, de relacionamentos mais sadios, de pensamentos mais puros, de menos ansiedade e mais qualidade de vida, de vencermos os pequenos delitos que nos atrapalham no caminho da santidade, de realizarmos, sim, as pequenas ações que podem transformar o mundo, de reduzir a miséria, de fazer a nossa parte, enfim, esperança de algo melhor no futuro. A esperança alimenta o presente de propósito, inflama o nosso coração, fortalece a nossa motivação e contagia a todos em nosso entorno. Com esperança, é possível ver um pouco do futuro pretendido no presente vivido, e isto é maravilhoso! Além de tudo isso, pela fé num Deus poderoso para transformar realidades, esperança não é um delírio, antes, um vislumbre do impossível. Sendo assim, vale a pena ter e cultivar diariamente esperança.

Ser cristão em Cristo é ter esperança. Que todo aquele que crê no Senhor não seja conduzido pelo pensamento pessimista, pela postura derrotista e pela conduta coitadista. Antes, com o combustível da esperança, vivamos com otimismo, desejo de conquista e bom ânimo, porque temos um Deus que transforma realidades.

“Leve esperança” é o tema da nossa campanha de missões mundiais promovido pela nossa Junta de Missões Mundiais. É sobre este tema que estaremos meditando ao longo deste mês, e a nossa oração é para que você renove as suas esperanças dia após dia no Deus de toda a esperança.

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com