Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

A esperança nos leva à prática do evangelho, e a ação prática do evangelho é a mais eloqüente pregação

Pr. Renato Costa - 13/03/16

Louvamos a Deus porque já vemos em nós os primeiros frutos produzidos pelo Espírito Santo de Deus a partir do tema: Ser cristão em Cristo e para o próximo. A partir do momento em que entendemos ser esta a vontade de Deus para a sua igreja aqui neste lugar ao longo deste ano de 2016, Deus já tem realizado as obras que Ele mesmo, de antemão, na eternidade, já havia preparado para que nós a realizássemos. Louvado seja o Senhor por isso! Aprovamos na última assembléia geral, o nosso orçamento para este ano, no qual prevemos um pequeno aumento na nossa oferta mensal para o lar batista das crianças. Além disso, prevemos também o início de uma oferta mensal, a partir de março deste ano, para o lar batista dos avós, além também de um reajuste na nossa oferta mensal para o nosso Instituto Arnaldo Moraes de Miranda. Tudo isso porque entendemos ser prioridade a “vida humana”. Deus, pela sua misericórdia, também nos está proporcionando prover um maior cuidado para com as famílias desta igreja mediante a expansão do trabalho missionário da irmã Sônia Costa de Lima. Agora, além de desenvolver o seu trabalho de capelania hospitalar no hospital geral de São Mateus e também de liderar o ministério infantil, a missionária Sônia também atuará no aconselhamento e acompanhamento de pessoas com demanda de natureza prioritariamente emocional, bem como em visitas também. Deus tem sido maravilhoso e produzido, desta forma, os frutos deste tema e desafio que a sua igreja assumiu com fé e viva esperança. Nesta semana também já iniciamos o curso de português para os imigrantes, trabalho este de parceria com a missão paz. Recebemos um grupo de 6 alunos, todos haitianos que, de terça a quinta estiveram e estarão vindo aqui para receberem as aulas ministradas pela professora Renata Miranda. E também hoje, domingo, estamos recebendo mais uma vez as crianças do abrigo Saica, em São Mateus.

Amados irmãos, estamos no caminho certo. Isto é ser cristão em Cristo e para o próximo. Hoje, vemos a igreja saindo do seu individualismo e egocentrismo a fim de servir pessoas carentes e necessitadas, isto é, pessoas que precisam de Cristo. A igreja, que são os servos do Senhor, está abandonando o espírito coitadista, o pensamento pessimista e a postura derrotista para assumir, cada um, a sua responsabilidade, o seu papel nesta grande obra, a sua oferta de amor e de voluntariado. É sempre bom recordarmos aquilo que Paulo escreveu aos efésios e que serve também para nós hoje: Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função (Ef 4.15-16).

Assim, entendemos que a esperança que temos em Cristo e nas suas promessas é uma esperança viva. Ela é o combustível da nossa motivação e o motor da nossa conduta. Mediante os frutos que o Senhor tem manifestado aqui, entendemos também que a esperança não é um sonho impossível, mas sim uma realidade reconhecível. Não é matéria teórica, antes, prática. Não é produto da especulação filosófica ou o resultado de experimentos científicos, mas é a fé genuína em ação no mundo para a transformação de vidas. A esperança nos leva à prática do evangelho, e a ação prática do evangelho é a mais eloqüente pregação.

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com