Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Um crime chamado esperança
Hoje é o dia da Igreja Perseguida

Pr. Renato Costa - 20/03/16

“Orem por nós!” Esse é o pedido feito constantemente pelos nossos irmãos que sofrem perseguições em países hostis ao evangelho. A Missão Portas Abertas é uma agência missionária, cujo foco de atuação está voltado diretamente para a prestação de assistência a cristãos que vivem em países aonde não há liberdade religiosa. São lugares onde seguir a Cristo por custar à própria vida. Países onde ter esperança é um crime.

O trabalho de socorro da Missão Portas Abertas consiste em levar Bíblias, materiais de estudo bíblico que possam facilitar o discipulado daqueles que estão se convertendo a Cristo e também ajuda humanitária. Além disso, a missão torna esta realidade conhecida da igreja brasileira e a incentiva a participar desta grande missão com orações, com a realização de eventos que possam conscientizar os cristãos livres da dura realidade enfrentada pelos cristãos perseguidos, e também com cooperação financeira.

Anualmente, a Portas Abertas publica uma lista com os 50 países mais hostis a um cristão. Dentre eles, destacam-se, por exemplo, a Coréia do Norte, país este que vem ocupando o primeiro lugar da lista já há alguns anos; Países da região do Oriente Médio como Iraque, Afeganistão, Síria e Paquistão; Países do norte da África, como Líbia, Eritréia e Egito; E também países do continente americano, como a Colômbia e o México. Desta forma, a igreja livre pode interceder junto ao Senhor por estas nações, rogando que Deus torne favorável aos seus o coração de suas lideranças. Aqui em Vila Antonieta entendemos ser necessário nos atentarmos mais para esta realidade. Não queremos estar indiferentes aqueles que sofrem, antes, ser um com eles, como nos ensina e nos encoraja a Palavra do Senhor: alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram (Rm 12.15); que todos os membros tenham igual cuidado uns para com os outros. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele... (1º Co 12.25b-26a). Em razão disto, hoje estaremos promovendo o Dia da Igreja Perseguida, o DIP. É um evento sugestivo da própria Missão Portas Abertas às igrejas livres do Brasil, a fim de que os cristãos livres possam, num domingo, separarem mais tempo para conhecer esta realidade vivida por um universo de quase 200 milhões de cristãos em, pelo menos, 50 países.

Os cristãos perseguidos nos ensinam muitas coisas. Ensinam-nos lições como perseverança, confiança, valores, unidade e esperança. Ensinam-nos que não há evangelho sem cruz, sem sofrimento, sem partilha, sem entrega e sem renúncia. Ensinam-nos que seguir a Cristo implica em ser co-participante de seus sofrimentos. São eles quem nos dão um sentido profundo da declaração: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por mim causa e pelo evangelho, a salvará (Mc 8.34-35). A nossa geração tem resistido ao sofrimento e buscado um evangelho flexível e adaptável a cultura contemporânea. Um evangelho conciliador capaz de justificar o pecado e não mais o pecador. Um evangelho com discípulos, porém, sem discipulado. Um evangelho com graça, mas sem a cruz. Este é o outro evangelho, não, porém, o verdadeiro. Estar disposto a sofrer é uma condição indispensável para aquele que deseja ser discípulo: É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus (At 14.22b). Portanto, que hoje possamos aceitar esta condição duvidando de todo apelo a um evangelho fácil. Que hoje possamos ser um com os nossos irmãos perseguidos. Que hoje, nós, cristãos livres, possamos aprender com os nossos irmãos perseguidos que todo aquele que perder a vida por amor a Cristo, haverá de encontrá-la! (Mc 8.35). Que bendita esperança!

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com