Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Família inabalável

Pr. Renato Costa - 01/05/16

Maio é o mês da família. Sendo assim, durante este mês estaremos recordando os propósitos de Deus para a família, o projeto de família que Deus instituiu, os valores da família cristã, como deve se estruturar a família, as relações no seio do lar, entre outros temas. Algumas iniciativas estarão sendo promovidas a fim de alcançarmos os frutos que desejamos com estes enfoques, a saber, termos famílias inabaláveis diante dos inimigos da família.

Uma primeira iniciativa está diretamente relacionada à nossa Escola Dominical. Em maio, estaremos estudando, em nossa EBD, uma literatura específica a respeito de famílias: A família inabalável: conhecendo os propósitos de Deus para a família, editada pelo Pr. Edison Queiróz. São reflexões diárias para serem feitas em família no dia a dia do lar, e que também serão discutidas durante as aulas da nossa Escola Dominical. Alguns temas serão: os fundamentos do casamento, os deveres do marido e da esposa, o relacionamento entre os cônjuges, o processo de educação dos filhos e a manutenção do casamento. A literatura promove, além destas reflexões, também momentos de oração, textos bíblicos chaves para serem decorados, e um período de jejum em pró da família. Entendemos que o jejum é uma prática a ser realizada unicamente com o intuito de se ter com Deus mais proximidade. Aquele que prática o jejum deve buscar maior sensibilidade a Deus, maior comunhão e santificação. O jejum não deve ser usado como uma disciplina para se barganhar com Deus, ou seja, para se conseguir aquilo que se deseja. Pelo contrário, deve criar em nós o desejo de maior submissão aos desígnios do Criador, para os quais, somos seus instrumentos. Uma segunda iniciativa diz respeito à vigília das famílias a ser realizada no último domingo do mês de maio, na parte da manhã. Nesta ocasião, separaremos um tempo para clamarmos a Deus em favor das famílias desta amada igreja, a fim de que homens assumam a liderança e o sacerdócio do lar, amando a esposa e dela cuidando. A fim de que mulheres sejam sábias e edifiquem a casa e de que filhos aprendam a ser submissos, tratando os pais com o devido respeito. Cremos que a oração rompe barreiras do impossível e é uma arma poderosa à nossa disposição na luta contra os inimigos da família.

Uma terceira iniciativa é o púlpito. As reflexões terão como tema prioritário a família. A Palavra de Deus nos traz muitos ensinos a respeito de vida em família. Com a família de Abrão e Sara, vemos a que ponto pode chegar um cônjuge amargurado. Com a família de Jacó e Raquel, aprendemos as duras conseqüências que sofrem os pais que tratam os filhos com parcialidade e preferências. Com a família de Sansão, percebemos que um filho rebelde, ainda que talentoso, pode morrer fora de seu tempo. Com Davi, vemos filhos ressentidos por um pai ausente agindo com loucura, além de outros exemplos no Antigo e também no Novo Testamento que podem nos ensinar muito, nos ajudando a não errar nesta grande responsabilidade que é ser um com a minha família.

É claro, ainda em maio teremos o nosso passeio das famílias, uma rica oportunidade para fortalecer a nossa comunhão como família de Deus que é a sua igreja.

O propósito de todas estas iniciativas é o de fortalecer as famílias desta amada igreja. Há inquietação e preocupação quando a dramas que famílias possam estar vivendo, e nosso desejo é cooperar, unir forças, buscar, acima de tudo, o socorro do Senhor, para que nenhuma família se perca, antes, que se torne hoje, amanhã e sempre, uma família inabalável. Participe!

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com