Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Mamãe, que mulher surpreendente!

Parabéns mamãe pelo seu dia! Você é um presente de Deus na vida de seus filhos e filhas.

Pr. Renato Costa - 08/05/16

A Bíblia nos fala de muitas mães valorosas. Nós lemos a respeito de Maria, a mamãe do Senhor Jesus, que vendo o seu filho crescer e, apesar de ainda criança, edificar outros com as suas palavras de sabedoria e de conhecimento das coisas de Deus, guardava tudo no coração, esperando que o tempo e a providência divina lhe explicassem tudo aquilo, o que de fato aconteceu quando Jesus iniciou e cumpriu o seu ministério. Nós lemos também sobre a mamãe Isabel, mamãe de João Batista. Que homem valoroso se tornou João Batista, pregando destemidamente entre o povo e entre fariseus e doutores da lei as verdades do Senhor. Há ainda, no Novo Testamento, a história da mulher sírio-fenícia (Mc 7.24-30). Diz o texto citado que ela se dirigiu a Jesus e de joelhos intercedeu em favor de sua filhinha que sofria possessa de um espírito maligno. Aquela mamãe venceu as barreiras dos preconceitos e da discriminação que havia por parte de judeus contra estrangeiros, tudo isso por causa do amor de mãe que a impulsionava a fazer tudo o que estava ao seu alcance em favor de sua filha. Enfim, muitas outras histórias poderiam aqui ser comentadas, no entanto, eu desejo enfatizar a história de uma mamãe que buscou os milagres de Deus através da oração, a história da mamãe Ana, que se encontra no livro de 1° Samuel 1.

Apenas para relembrar, Ana não podia ter filhos, ela era estéril (1 Sm 1.2). Seu esposo, Elcana, tinha duas esposas, além de Ana, Penina. Esta última, Penina, podia ter filhos e zombava de Ana que não os tinha. Ana, diz o texto, chorava muito e muitas vezes não comia também por causa da sua tristeza. Se você conhece a história, você já sabe o que Ana fez, ela dobrou os joelhos e orou a Deus pedindo um filho, e o fez com muitas lágrimas (v.10-11). O texto diz que Ana chorava abundantemente e orava com amargura de alma. Ela, então, fez um voto a Deus dizendo: “Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha” (v.11). Que passo de fé! Ana estava decidida a ter um filho e a entregá-lo ao Senhor, consagrando-o a Deus. E o que aconteceu então? O Senhor se lembrou de Ana, do seu voto, da sua aflição e lhe concedeu Samuel, um filho desejado com lágrimas (v.19-20). Diz a história ainda que Ana levou o pequeno Samuel, assim que foi desmamado, ao sacerdote Eli, para que Samuel pudesse morar para sempre na presença do Senhor e para que toda a sua vida fosse dedicada ao serviço de Deus (v.22-24).

Assim como a Ana desta história, eu sei que há muitas mamães que também oram por seus filhos e oram de joelhos. Eu sei que há muitas mamães que choram por seus filhos perante o Senhor, com amargura de alma, aflição de espírito, temor no coração e até mesmo incertezas a respeito do futuro dos filhos. Se você age assim, parabéns, você é uma mamãe segundo o coração de Deus. E a boa notícia para você mamãe é que Deus está atento à sua oração, assim como estava atento às orações de Ana. Por isso, não desista, permaneça firme, persevere porque o Senhor é contigo e a vitória no Senhor é certa. Lembre-se sempre de Ana e daquilo que ela nos ensina, ou seja, de que não há impossível para Deus. Não importa qual seja a luta pela qual você tem passado, ou quão distante o seu filho tem estado, ore muito por ele porque milagres acontecem quando uma mamãe se coloca de joelhos. Mamães de joelhos para que seus filhos permaneçam de pé, glória a Deus por isso! Parabéns mamãe, você é mesmo uma mulher surpreendente!

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com