Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

A família inabalável com filhos inabaláveis

Pr. Renato Costa - 22/05/16

Criar filhos em uma sociedade que supervaloriza o individualismo, o prazer como bem supremo, o consumo e o imediatismo é, de fato, um desafio que assusta papais e mamães. Além destas marcas características de nossa época, há mais um vilão ou mocinho chamado internet. Esse veículo surpreendente de comunicação de massa tão comum como o telefone particular fixo da residência ou um televisor com imagem colorida, proporciona enormes possibilidades de promoção da vida e do bem estar. É uma enorme biblioteca virtual que coopera para o desenvolvimento educacional dos filhos; É também uma facilitadora da vida dando condições para o pagamento de contas, compra e venda de produtos, além de ser também uma fonte inesgotável de informações a respeito do trânsito, do clima, de questões relacionadas à política, a economia, aos esportes, entre outras. Vê-se, portanto, que a internet é um recurso muito bem vindo no dia a dia do indivíduo e de sua família. No entanto, ela pode ser também um vilão bastante perverso. Mediante as suas múltiplas páginas, a internet veicula valores, questiona condutas e a moral social vigente, prorroga o tempo de distanciamento do convívio social com pais e amigos, estimula o hedonismo, enaltece o ego e favorece o individualismo. Sendo assim, é preciso cuidado e atenção com o seu uso. Definitivamente, a internet vem alterando a dinâmica de nossa vida e a natureza de nossas relações, seja para o bem, seja para o mal.

Diante deste cenário social inusitado no qual a família brasileira e a família cristã brasileira, inclusive, constrói o seu cotidiano, a internet pode trazer benefícios e malefícios. Adultos percebem estas possibilidades com maior precisão, o público mais jovem nem sempre tem este discernimento tão claro. Se deixar, o jovem fica preso ao “zap-zap” o dia todo (alguns adultos também)!

Para criar filhos inabaláveis que possam viver com uma constituição interior razoável perante a sociedade atual, é preciso boas doses de limites, de disciplina e, claro, de amor. Sim, papais e mamães precisam estabelecer limites aos seus filhos quanto ao uso da internet, seja no computador da casa, seja no celular ou tablet. Regras e horários pré-estabelecidos para cada atividade pode garantir maior equilíbrio no seio da família, bem como maior estabilidade também.

Limites são estabelecidos demarcando territórios. Os territórios mais propriamente físicos são mais fáceis de serem demarcados. Por exemplo, o quarto da casa que pertence aos pais constitui-se um limite a não ser ultrapassado. É onde papai e mamãe se abandonam para o descanso tão necessário e renovador. Limites emocionais, no entanto, requerem maior discernimento e sensibilidade para o seu estabelecimento. São as normas da casa estabelecidas com o intuito de promoção do bom convívio harmonioso e pacífico entre os membros da casa que dividem o mesmo espaço. A liderança é dos pais, mais propriamente do papai. Sendo assim, o filho está em submissão a essa liderança, o que significa obediência. Na quebra de uma norma e na persistência desta falta, há o recurso da disciplina, a fim de que os filhos saibam entender a relação entre ganhos perdas oriunda de sua própria conduta.

Amor se demonstra com um abraço, com um beijo no rosto e também como o “não”. O “não” dos pais é proteção e segurança para os filhos. O apóstolo Paulo escreveu aos Colossenses e a nós: Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem (3.20-21). Dois pequenos versos, duas simples ordenanças, duas grandes lições difíceis de aprender. Mas, o Senhor, o nosso Deus, capacita a todo aquele que deseja, em tudo, lhe agradar, inclusive no desafio de criar filhos inabaláveis.

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com