Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Vigília de oração: As famílias inabaláveis da Bíblia

Pr. Renato Costa - 29/05/16

Estamos encerrando o mês das famílias com uma vigília de oração com o tema acima proposto. Sim, amados irmãos, cremos que a oração é uma ferramenta indispensável para que a família cristã permaneça inabalável.

Durante todo este mês, aprendemos a entender um pouco melhor a época em que vivemos. Assim o apóstolo Paulo desafiou os cristãos em Roma e, da mesma maneira, também somos hoje desafiados: façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos (Rm 13.11a). Aprendemos que a nossa época tem colocado o indivíduo como o centro em torno do qual tudo deve girar; É uma cultura também hedonista, na qual o “prazer” é o supremo bem. Isto tem se degenerado em muitos apelos à prática sexual desmedida e irresponsável; Vivemos também numa cultura de consumo e de supervalorização do tempo presente. Esta cultura do indivíduo, do prazer, do consumo e do imediatismo tem trazido conseqüências maléficas para a vida em sociedade e a despeito de todos os bens de consumo, das capacidades de comunicação e das muitas vantagens da tecnologia, o indivíduo experimenta um vazio interior sem precedentes, bem como uma incapacidade de desfrutar de um tempo a sós consigo mesmo tão necessário para a produção de discernimento, entre outros reveses. Há reflexos, também, na família. Muitos jovens estão transformando a rede social em um confessionário virtual, porém, são incapazes de dialogar com os pais e de estabelecerem projetos para a vida. A cultura hedonista tem legitimado divórcios, desfazendo, assim, muitos casamentos. A cultura de consumo tem influenciado igrejas e líderes estão transformando a fé numa mercadoria religiosa. Sim, meus irmãos, são tempos inusitados estes em que vivemos. Por esta e outras razões, se você vivencia uma crise no seio de sua família, não hesite em pedir ajuda. Não permita que a vergonha o bloqueie. Não se preocupe com o que os outros irão pensar de você, pois, afinal de contas, todos vivenciam dramas na vivencia em família. Portanto, é necessário pedir ajuda para juntos, como igreja, lutarmos por famílias inabaláveis. Por esta e outras razões, queremos encerrar o mês das famílias em oração.

É preciso interceder pela família, esta instituição criada por Deus para benefício de homens e mulheres que Ele criou à sua imagem e semelhança e que vem sendo pluralizada em modelos que fogem ao projeto original como apresentado nas Escrituras. É preciso buscar aprender com os exemplos das famílias inabaláveis da Bíblia. Famílias que valorizaram o temor a Deus e a obediência aos seus mandamentos, como a família de Abraão e de Moisés; Famílias, cujo papai e mamãe disciplinavam os filhos sem hesitação, como Manoá e sua esposa; Famílias nas quais os cônjuges se respeitavam e desempenhavam cada um, o seu papel no seio do lar; Famílias que pela oração, leitura e meditação nas Escrituras e comunhão com a Igreja do Senhor, permaneceram inabaláveis.

Que tudo aquilo acerca do qual refletimos durante este mês de maio possa ser ainda mais assimilado pelas famílias da IEBVA. Que o propósito de compreender os propósitos de Deus para a Família continue a motivar homens e mulheres do Senhor à vivência destes propósitos. Que os novos valores de nossa cultura não moldem as famílias cristãs. Que a vergonha não seja impedimento à busca por socorro para a salvação da família. Que a intercessão a Deus em favor de nosso cônjuge e filhos seja um compromisso diário a ser assumido hoje e sempre, até o dia em que o Senhor vier nos buscar. Que assim seja para a honra e a glória do nosso Deus, pela família inabalável.

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com