Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Ser cristão em Cristo e para o próximo

Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo (1 Co 3.11)
Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade (1 Jo 3.18)

Pr. Renato Costa - 05/06/16

É este o tema que adotamos para o ano de 2016 aqui na Igreja Batista em Vila Antonieta. Ele expressa a maneira como conduziremos as nossas reflexões, as nossas prioridades e também as nossas ações ao longo de todo este ano. Com este tema estamos comunicando que neste ano estaremos refletindo mais a respeito dos fundamentos da nossa fé a fim de sermos cristãos em Cristo. Ser cristão em Cristo significa olhar para o jeito Cristo de se viver a vida, para o jeito Cristo de se relacionar com Deus, para o jeito Cristo de tratar as pessoas, entre outros aspectos. Significa “revestir-se de Cristo” e isto é maravilhoso.

É sim tempo de reforçarmos os alicerces da nossa fé a fim de não sermos levados por todo vento de doutrina. Para que isto aconteça, no entanto, é necessário dedicar tempo para a leitura, meditação e aprendizado constante das Escrituras. O estudo do sermão da montanha em nossa Escola Bíblica Dominical tem exatamente este propósito. Quão ricos ensinos temos colhido das reflexões que até aqui já fazemos! Neste primeiro semestre, já estudamos temas fundamentais para um cristão que deseja estar alicerçado em Cristo, tais como: o caráter do cristão, a piedade do cristão, o ato de reconciliação do cristão, a justiça do cristão, entre outros temas sobremodo relevantes. Além da nossa Escola Dominical, continuamos estudando os aspectos introdutórios dos livros do Novo Testamento em nossa Aula Teológica, lançando, assim, as bases para uma compreensão mais profunda e correta do texto bíblico para irmãos desejosos de conhecerem um pouco mais das Escrituras. É preciso lembrar também que, no mês de abril, mês da nossa Escola Dominical, trouxemos reflexões que mostravam o Cristo como um verdadeiro Mestre dos ensinos de Deus. De maneira simples, didática e com absoluta autoridade, Cristo comunicava as verdades de Deus se fazendo entendido por todos, algo que também devemos imitar. Na ocasião, aprendemos um pouco mais sobre como interpretar os diversos gêneros literários da Bíblia. Tudo isso, certamente, tem sido muito enriquecedor!

A parte “b” do nosso tema é da mesma forma desafiadora. Ela afirma o propósito de fundamentarmos a fé em Cristo: “para o próximo”. Assim, entendemos que o propósito de cada cristão, enquanto um “pequeno cristo” é servir ao seu semelhante. É fazer de cada um com quem se convive o alvo de seu cuidado, de seu amor e de sua atenção. Acreditamos que o servir é a mais eloqüente pregação e, de fato, é este o propósito pelo qual Deus ainda mantém os seus filhos aqui neste mundo, a saber, manifestar as obras de seu Reino. No Reino de Deus não há miséria, não há fome, não há escassez, antes, há abundância de vida, há paz interior e viva esperança. É desta forma que apoiamos e louvamos a Deus pelos projetos sociais de nosso Instituto, além também do nosso curso de português com os imigrantes, bem como outras ações dos departamentos e ministérios da igreja que refletem este propósito. Creio, sem hesitar, que estamos no caminho certo!

Junho é o nosso mês de missões locais e estaduais. É mais uma oportunidade de servir! Eu desafio você a se envolver com os diversos projetos desta amada igreja, bem como de seu instituto. Eu o convido a ser um cristão em Cristo e para o próximo! Você aceita este apelo?

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com