Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Josias, um jovem que fez a diferença

“No oitavo ano de seu reinado, sendo ainda bem jovem, ele começou a buscar o Deus de Davi, seu predecessor” (2º Crônicas 34.3a).

Pr. Renato Costa - 07/08/16

A história do rei Josias é extraordinária por muitas razões. Em primeiro lugar porque ele foi empossado rei com a tenra idade de apenas oito anos! Isso mesmo, com apenas oito anos de idade! (v.1) Sem desejar ou sem que pudesse ter planejado um futuro, o pequeno Josias já tinha o seu caminho traçado pela soberania de Deus que o havia separado para ser rei. No entanto, apesar de ser jovem e inexperiente Josias foi um dos poucos reis que fizeram a diferença na história e isto porque “ele fez o que o Senhor aprova, sem desviar-se nem para a direita nem para a esquerda” (v.2). Josias poderia não ter experiência suficiente para tal função, mas ele sabia que em tudo o melhor a se fazer era sempre buscar ao Senhor, honrá-lo e obedecê-lo em tudo, e assim ele estaria sempre amparado e seguro no cuidado de Deus. Algumas marcas na vida de Josias são admiráveis e se você, jovem ou não, segui-las, a sua vida também entrará para a história.

O verso três diz que apesar de bem jovem, agora com 16 anos de idade, Josias começou a buscar o Senhor. Que lição maravilhosa! Não há idade para buscar a Deus, aliás, o quanto antes melhor! Bem escreveu Paulo, “perto está o Senhor” (Fl 4.5b).

Josias também promoveu uma grande reforma em Jerusalém, celebrou a páscoa (35.119), retirou os ídolos que faziam o povo pecar, destruiu altares idólatras e até mesmos os sacerdotes de tais deuses sofreram as conseqüências de seus atos (v.4-7). Ou seja, Josias retirou do meio do povo tudo aquilo que levava o povo a pecar. Faça isso também, faça uma reforma na sua vida e retire do seu coração os ídolos, retire tudo aquilo que o faz pecar afastando-o do Senhor.

Vemos ainda o cuidado de Josias com o templo de Deus. Ele o restaurou e o purificou (v.8-13). Deixe-me desafiar você a redescobrir o significado da casa do Senhor para a sua vida. Redescubra a importância da igreja e da comunhão que ela propicia e não troque momentos assim por nenhum outro. “Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar” (Sl 84.10a).

Por fim, Josias era sensível à Palavra de Deus (14-21). Diz o texto que Josias rasgou as vestes ao ouvi-la, e também se humilhou e chorou reconhecendo os erros que o povo havia cometido em sua rebeldia a Deus. Portanto, seja você também sensível a voz de Deus.

Agosto é o mês da juventude! Vamos ajudar os nossos jovens a cultivarem essas marcas também em suas vidas, pois, em fazendo assim, certamente serão jovens de valor que entrarão para a história e que mudarão a história de nossa nação. Juventude, vale a pena servir ao Senhor! Marche!

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com