Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

É tempo de avançar multiplicando o amor de Deus

“Levantemo-nos e edifiquemo-nos! E fortaleceram as mãos para a boa obra!” (Neemias 2.18)

Pr. Renato Costa - 04/09/16

Esse é o tema da Campanha de Missões Nacionais da Junta Batista de Missões Nacionais para o ano de 2016. Em 2015, pela bondade e misericórdia de Deus e com a participação das igrejas batistas num compromisso de mútua cooperação, foi possível avançar multiplicando o amor de Deus e alcançando 6.300 brasileiros e brasileiras para Cristo e 2.050 batismos. A Junta de Missões Nacionais conta hoje com 673 missionários, 437 projetos de plantações de igrejas, 37 unidades da Cristolândia em 7 estados e com 1.043 alunos em reabilitação, 20.584 líderes capacitados no Programa Igreja Multiplicadora, 9 igrejas em libras, 6 etnias estrangeiras, 14 etnias indígenas e 23 unidades carcerárias atendidas (extraído: www.missoesnacionais.com.br). Além disto, ações evangelísticas foram direcionadas em diversas partes do país no ano de 2015 de modo a alcançar crianças, surdos, africanos, chineses, a região sul, sudeste e o sertão do país. Mais de 1.700 voluntários se envolveram. São, pelo menos, 50.000 parceiros ativos do PAM Brasil. Por tudo isso, glorificamos a Deus, pois o Senhor, mediante o seu Espírito, tem atuado em suas igrejas e, juntos, como um só povo, a mensagem do Senhor tem sido proclamada.

Para este ano de 2016, a Junta de Missões Nacionais volta a sua atenção para alguns dilemas sociais de nosso país, com as seguintes ênfases: Crianças (abandono familiar e social); Cristolândia (o desafio da reinserção na sociedade); Isolamento (sertão e Amazônia, desafio na evangelização) e Sul do Brasil (o desafio da plantação de igrejas).

O Rio Grande do Sul, por exemplo, representa um desafio missionário. Com uma população de 10,7 milhões de habitantes, o número de batistas em todo o Estado, no entanto, é de aproximadamente 15 mil, ou seja, apenas 0,15% da população. De um total de 497 municípios no Estado, há presença batista em apenas 115 municípios. Faltam 382 municípios a serem alcançados. O Sertão nordestino também é outro desafio. Uma região caracterizada pelo clima quente e seco, devido à escassez de chuvas. Nessa área do Nordeste brasileiro habitam 21.365.929 pessoas em 1.050 municípios, sendo 62% na zona urbana e 38% na zona rural (IBGE 2010). Os habitantes que se declaram evangélicos no sertão são 5,5% de toda a população, sendo que o maior desafio é a zona rural, que conta com menos de 2%, segundo dados do IBGE (Extraído: Revista da Campanha 2016).

Veja, portanto, meus irmãos, que são muitos os desafios que o nosso querido e imenso país apresenta para a igreja brasileira. É tempo de avançar multiplicando o amor de Deus. Mesmo eu e você, aqui em São Paulo, também somos testemunhas do Senhor e precisamos, da mesma forma, comunicar o amor de Deus com alegria, gratidão e ousadia, seguindo o texto bíblico que é a divisa desta campanha: Vamos fortalecer as mãos para a boa obra! (Ne 2.18). Lembrando também do que nos diz o autor aos Hebreus: Olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé! Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem (Hb 12.1-3). Que o Senhor desperte a sua igreja para avançar multiplicando o seu amor!

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com