Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Em Jesus há vida, mesmo havendo morte

“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (João 11.25-26)

Pr. Renato Costa - 06/11/16

Você crê nisso? É o que pergunta Jesus a Marta, irmã de Lázaro, amigo de Jesus que havia adoecido e falecido. Nós conhecemos bem o contexto no qual Jesus pronuncia essas palavras. Se lermos o capítulo 11 do evangelho de João, veremos que Jesus “agitou-se no espírito e perturbou-se” (v.33) ao ver os familiares e amigos chorando a perda daquele ente querido, e “profundamente comovido” (v.38), Jesus dirigiu-se ao sepulcro ordenando que fosse retirada a pedra que selava o sepulcro e dizendo a Lázaro que saísse dali, ressuscitando-o, desta forma, dentre os mortos e lhe dando vida novamente (v.39-44).

Em Jesus há a promessa de vida, mesmo havendo morte e é isto que traz uma viva esperança ao coração daquele que nele crê. É a certeza de que a morte não é o fim, a certeza de que veremos novamente aqueles que amamos e que já partiram e que agora estão com Cristo. Por isso, quando vier o desespero ou a dor da saudade, lembre-se sempre: “Os que partiram com Cristo estão vivos e vivendo com o Senhor num lugar que o próprio Deus preparou”. Que mensagem maravilhosa! Que viva esperança!

A Bíblia nos ensina muitas coisas a respeito do céu. Por exemplo, ela nos ensina que aqueles que já partiram “não” estão dormindo aguardando o dia da ressurreição, mas, pelo contrário, já desfrutam da eternidade com Jesus. Por isso, Paulo ansiava “partir e estar com Cristo, o que era muito melhor” (Fl 1.23). A Bíblia também nos ensina que o céu é um lugar preparado pelo próprio Senhor Jesus: “Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar” (Jo 14.2). Em Mateus 9, dos versos 2-13, também lemos a respeito da transfiguração. Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou a um alto monte. Diz o texto, então, que ali Jesus foi transfigurado, “suas roupas se tornaram brancas, de um branco resplandecente, como nenhum lavandeiro no mundo seria capaz de branqueá-las” (v.3). E foi então que apareceu diante deles Elias e Moisés e Jesus passou a conversar com eles (v.4). No verso 5 em diante, vemos Pedro afirmando que era bom estar ali e, então, ele sugere a Jesus que três tendas fossem feitas: uma para o próprio Senhor Jesus, uma para Moisés e a outra para Elias (v.5). A referência dá indícios de que Pedro reconheceu os profetas, mesmo eles não tendo se apresentado. Para muitos, este é apenas um exemplo para mostrar que no céu nós iremos nos reconhecer uns aos outros.

Há muito a se refletir a respeito do céu, no entanto, mesmo o muito ainda será pouco ou nada comparado com o que ele é ou será de fato. É o que Paulo quis dizer ao escrever: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1 Co 2.9).

Portanto, consolemo-nos com essas palavras: em Jesus não há morte, há vida e vida eterna. No céu não haverá lágrimas, tristeza, dor, culpa, medo, ressentimentos, saudades, despedidas, pesares ou quaisquer outros sentimentos que afligem o nosso coração e abatem a nossa alma e que sempre nos atormentam em momentos de luto. Muito pelo contrário, ali o próprio Deus “enxugará dos nossos olhos toda a lágrima” (Ap 21.4a).

Qual é o caminho para o céu? Como chegar lá? Como ser aceito? Há um só caminho e uma só pessoa, Jesus Cristo, o Salvador: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim” (Jo 14.6). Se você deseja desfrutar deste lugar maravilhoso, ainda hoje entregue a sua vida a Jesus, peça perdão por seus pecados e confie no amor de Jesus. E se você já o tem em seu coração, então confie nas suas promessas hoje e sempre.

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com