Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

“Jesus está voltando! Será que estou preparado?”

Lucas 21: 7 a 19

Seminarista Rafael Eduardo Nascimento - 13/11/16

Porque Jesus Voltará?
Ele voltará para buscar a sua igreja, e todos que n’Ele crerem como Salvador”. Vs. 7 “Perguntaram-lhe então: Mestre, quando, pois, sucederão estas coisas? E que sinal haverá, quando elas estiverem para se cumprir?”

Amados Jesus responde sobre duas situações, que acontecem em tempos diferentes; A destruição de Jerusalém (Acontecida em 70 d.c) e o tempo da sua volta e do fim do Mundo. Perseguições, sofrimentos, destruições, sinais... Amados se olharmos na essência dessa passagem podemos entender que não se trata de aterrorizar pessoas, mas de alertá-las. Podemos enxergar também uma mensagem de esperança.

Tudo caminha para o clímax no vs. 27 “Então o filho do Homem aparecerá”. A nossa atitude não precisa ser de medo, e sim de quem espera consciente: Essa é uma mensagem de preparação para o sofrimento, de esperança, pois sabemos que Jesus vai voltar para nos buscar e também é uma mensagem para nos animarmos mutuamente.

Mas a bíblia não nos dá uma resposta exata, apenas nos adverte que Jesus voltará, e que devemos estar preparados.

A palavra nos diz ainda que será: Nas nuvens, na glória do Pai, na glória do Filho, acompanhada por anjos do Senhor, acompanhadas dos Salvos, repentina, como um relâmpago, como um ladrão e será para glorificação dos santos e será breve.

Então qual deve ser o nosso comportamento diante da repentina volta de Jesus?

Diante da volta de Jesus devemos ter um comportamento de Prudência vs. 8 “Respondeu então Ele: Acautelai-vos (cuidado) não sejais enganados; porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu; O tempo é chegado, cuidado muitos virão dizendo que são detentores da verdade absoluta de Deus! “Eu sou””.

Um segundo comportamento que devemos ter é de perseverança: vs. 9 a 11 “Quando ouvirdes de guerras e tumultos, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam essas coisas; mas o fim não será logo. Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino; e haverá em vários lugares grandes terremotos, e pestes e fomes;” Um terceiro comportamento amados é de fidelidade ao Senhor: vs. 12, 13 e 17 “Mas antes de todas essas coisas hão de prender e perseguir vocês... (vs. 17) e sereis odiados por todos por causa do meu nome... Isso vos acontecerá para que deis “testemunho””.

Um quarto comportamento seria de dependência do Senhor: vs. 14,15 – 17 “Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de fazer a vossa defesa;... vs. 14 “Eu lhes direi as palavras de sabedoria” vs. 15 ”Temos que agir naturalmente” sem prévias defesas, porque Deus será por nós”.

Um quinto comportamento seria de Renúncia: VS. 18 e 19 “e sereis odiados de todos por causa do meu nome... mas não se perderá um único cabelo da vossa cabeça... pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas”.

Um dos motivos que não nos preocupamos com a volta de Jesus é porque nos apegamos em muitas coisas nesse mundo, posição, status, etc. Mas se colocarmos esses comportamentos em prática com certeza estaremos preparados para a volta de Jesus. “É perseverando que vocês obterão vitória” Lc 21:19

Rafael Eduardo Nascimento

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com