Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Valores éticos: Mas, quando deres esmola, a tua mão esquerda não saiba o que faz a direita (Mt 6.3)

Pr. Renato Costa - 22/01/17

Jesus é bastante profundo quando trata do ato de ajudar aos necessitados. Ele não o condena, de maneira nenhuma, mas faz observações preciosas a respeito do “como” isto estava acontecendo e o “como”, de fato, deveria acontecer na vida do discípulo. Assim, Jesus afirma: tenham o cuidado de não praticar suas “obras de justiça” diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará (Mt 6.1-4).

A menção de Jesus quanto a não anunciar com trombetas nas sinagogas e nas ruas a boa ação do discípulo em favor de um necessitado, pode ser uma referência ao barulho das moedas quando lançadas na tesouraria do templo. Assim, Cristo está ensinando o valor da discrição e condenando o “fazer alarde” quando da prática de uma boa ação. Mas, não era assim que procediam os fariseus e outros líderes religiosos da época. Antes, agiam buscando chamar a atenção e a glória para si próprios e não para Deus. Deus, assim como o semelhante em necessidade, eram apenas a desculpa. Por isso, Jesus os chama hipócritas. A palavra grega aqui empregada tem o sentido de “fazer teatro”. De fato, assim eram os fariseus, nada mais nada menos do que excepcionais atores no teatro da vida. Em essência, isto é, por trás da máscara, eram egocêntricos, interesseiros, aproveitadores das carências alheias e usurpadores da glória digna apenas a Deus, enfim, eram hipócritas. Deste modo, as honras que recebiam da multidão ingênua e carente seriam as únicas recompensas que, de fato, teriam, e nada mais.

O discípulo verdadeiro não seria um ator, antes, ele seria autêntico, um único personagem no enredo da história do Reino de Deus. Ele não chamaria atenção para a sua generosidade, pois estar muito tempo debaixo dos holofotes poderia torná-lo cego. Ele ajudaria sempre e somente em segredo, pois tudo o que é feito em segredo é visível apenas aos olhos do Pai, o único a quem, um dia, todos haverão de prestar contas.

Eu e você, discípulos do Senhor, precisamos aprender deste texto a nos agarrarmos com mais firmeza e determinação à discrição, fazendo dela a nossa única expectadora na ajuda ao necessitado, bem como em tudo aquilo que fazemos na vida em todas as suas áreas. Nem sempre percebemos, mas constantemente ferimos este princípio. Esperamos que o nosso nome seja citado, lembrado e elogiado quando realizamos algo. Cobramos isto daqueles que foram alvos de nossa bem feitoria e também de nossa liderança, e nos indignamos quando este “bom retorno” não vem. Sentimos como se um direito nosso fosse ferido. Então, os acusamos de ingratos e indiferentes, pois faltaram com o reconhecimento. Mas não percebemos que apenas as nossas próprias expectativas, construídas em torno de nós mesmos, é que foram transgredidas, e não pelos outros, mas por nós mesmos em dando nós oportunidade para que o pecado, sempre presente em nossa natureza, dominasse a nossa motivação. Quão longe estamos do mandamento: que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita. Quão atores temos sido no teatro da vida! Mas, afirmou Jesus: se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial... Pense nisso!

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com