Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Santidade: A vontade de Deus é que vocês sejam santificados (1 Ts 4.3a)

Pr. Renato Costa - 05/02/17

Santidade é um processo constante e interminável de aperfeiçoamento do caráter, do modo de pensar, de agir, de falar, de compreender a fé, entre outros aspectos, a fim de tornarmo-nos mais e mais semelhantes ao Filho. Aliás, a palavra “cristão” significa “pequeno cristo”. Sendo assim, não é um processo fácil, tampouco rápido e que possa ser eficazmente alcançado mediante esforços próprios. Pelo contrário, ele exige autonegação, humildade para reconhecer aspectos de nosso temperamento, personalidade e caráter que não agradam o nosso Senhor, e exige também oração e vida devocional bem equilibrada, pois mediante a prática devocional ficamos mais sensíveis ao Senhor e ao seu Santo Espírito. É, de fato, o Espírito de Deus quem apontará em nossa consciência e mediante a Palavra de Deus o que, em nós, está em desacordo com o querer do Senhor. Por isso, é tão importante cuidar para não fazer aquilo que Paulo advertiu aos tessalonicenses: não apaguem o Espírito (1 Ts 5.19). O que significaria apagar o Espírito? Ora, tornar-se insensível às suas inquietações em nosso interior. Antes, é preciso desenvolver sensibilidade diária à sua voz. O apóstolo aos gentios também ensina na sua carta aos Romanos o segredo para vencer tudo aquilo que atrapalha a nossa santidade. Os maus hábitos, o temperamento explosivo ou de inferioridade, a língua maldosa, enfim, jeitos e trejeitos dos quais, aparentemente, não conseguimos nos desvencilhar: pois se vocês viverem de acordo com a carne (isto é, de acordo com a natureza humana), morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão (Rm 8.13).

A busca pela santificação diária, portanto, é fundamental para a vida cristã, pois, diz-nos o autor aos hebreus, sem santidade ninguém verá o Senhor (Hb 12.14). A fim de dar este passo tão necessário e fundamental para o desenvolvimento de uma vida cristã saudável, é preciso:

1) Investir tempo em oração. A oração nos conecta com Deus. Nos mantém ligados à Ele, em sintonia com Ele. Em oração, é preciso pedir a Deus forças para a busca contínua pela santificação diária. É preciso colocar perante o Senhor tudo aquilo que pode nos atrapalhar neste processo, por exemplo, a falta de tempo, de sensibilidade ao Espírito e mesmo de força de vontade. É preciso pedir sabedoria para fazer uma autoleitura da vida a fim de descobrir se em nossa conduta algo o ofende. É preciso também colocar diante do Senhor possíveis pecados domesticados em nosso dia a dia, pois Deus não se agrada disto. E, por fim, jamais dizer algo do tipo: eu sou assim mesmo e não vou mudar. Tal afirmação é um pecado de incredulidade, pois Deus, mediante o seu Espírito, pode fazer novas todas as coisas e também renovar-nos diariamente pela sua infinita graça, misericórdia e bondade;

2) Investir tempo para a leitura e meditação bíblica. Ao ler, permita que a Bíblia lance luz sobre possíveis áreas escuras do seu coração. Permita que ela exponha, traga à luz, aquilo que está oculto. Há muitos pecados em nosso íntimo, mas a luz da Palavra de Deus é intensa o bastante para enxergá-los, tornando-os claros também a nós;

3) Cresça e cultive comunhão com outros irmãos. A comunhão provê encorajamento mútuo na luta contra o pecado e o inimigo de nossas almas. Peça oração por sua vida a seus amigos espirituais e receba deles a compreensão, a compaixão e o ombro amigo, ou melhor, o ombro irmão.

A santidade deve ser tema de nossa reflexão, motivo de nossa preocupação e causa de nossa transformação, pois “Deus preza a santidade na criatura e a santidade é, em essência, prezar a Deus” (Jonathan Edwards – Pregador avivalista do século XVIII).

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com