Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Abril é o mês da Escola Bíblica Dominical

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3.16-17)

Pr. Renato Costa - 02/04/17

Sim, meus irmãos, durante o mês de abril o povo batista dá grande ênfase à importância do estudo contínuo da Bíblia na escola bíblica dominical. Abril é o mês da Escola Bíblica Dominical.

Esta tem sido uma marca das igrejas batistas durante toda a sua história e, de fato, oramos a Deus para que a vontade de ler e de estudar a Palavra do Senhor seja constante no coração de cada um de seus filhos e filhas.

O alvo é sermos semelhantes aos cristãos bereanos, os quais, ouvindo algo a respeito de Deus, antes de depositarem fé irresoluta no que estava sendo dito, bem como naquele que se punha a falar em nome de Deus, verificavam no texto bíblico se havia concordância bíblica com o que estava sendo afirmado. Esta boa prática, este saudável hábito espiritual, este zelo admirável pelo verdadeiro evangelho, nos é relatado no texto de Atos 17.10-15, quando o apóstolo Paulo visita a cidade de Beréia durante a sua segunda viagem missionária. Um exemplo a ser seguido por cada um de nós também nos dias de hoje. Não são poucas as vezes em que alguém se apresenta diante de nós afirmando algo a respeito de Deus. Seja pessoalmente ou pelos diversos meios de comunicação, sobretudo, pelas redes sociais, muitos se colocam como homens de Deus, tomam nas mãos a Palavra do Senhor, e fazem afirmações aparentemente incontestáveis a respeito de Deus, de sua vontade, planos e propósitos. Porém, o servo e a serva do Senhor não devem crer de imediato em todo e qualquer ensino sem, antes, verificar no texto bíblico se tudo procede concordantemente. Mais do que isso, o discípulo deve buscar aprender cada vez mais para perceber quando o texto bíblico está sendo manipulado. Há ocasiões em que alguém usa equivocadamente um texto do antigo testamento para interpretar uma situação vivida por alguém do tempo presente. Isto feito sem observar as corretas regras da interpretação bíblica pode traduzir-se em um grande erro, trazendo muito sofrimento e decepção. Portanto, é necessário ler e também estudar o texto para extrair cada vez pérolas preciosas de sua imensa riqueza.

Que bom que aqui neste pequeno rebanho o estudo bíblico tem sido promovido e valorizado. Além da Escola Bíblica Dominical, temos a nossa Aula Teológica, além de congressos, simpósios e pregações biblicamente fundamentadas que trazem o ensino mais puro e verdadeiro da Palavra do Senhor, o rico ensino que edifica a igreja de nosso Senhor Jesus Cristo.

Assim, durante este mês de abril estaremos falando mais a respeito da importância do cultivo de uma vida cristã saudável, na qual o discípulo mantém comunhão íntima com o Senhor mediante a oração, a leitura da Bíblia e sua correta aplicação, e também mediante o cultivo de comunhão com a igreja do Senhor, além também do servir para a glória de Deus, a edificação de sua igreja e para a reconstrução deste mundo que jaz no maligno. São os pilares para uma vida cristã frutífera e abundante no Senhor. São os ingredientes de uma receita para uma vida que agrada a Deus. Portanto, vale a pena seguir por este caminho.

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com