Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Em busca de alternativas: onde está a esperança?

“Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar, lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança” (Lm 3.19-21)

Pr. Renato Costa - 09/04/17

Este é o tema do 1° Simpósio sobre Ação Social promovido pela Igreja Batista em Vila Antonieta e por seu Instituto, o Instituto Arnaldo Moraes de Miranda. Alguns dos principais dramas vividos pelas famílias na contemporaneidade foram abordados neste final de semana por especialistas e servos do Senhor comprometidos em fazer a diferença num mundo tão carente de novas perspectivas para o futuro. Na sexta feira, vimos como identificar e superar a violência no contexto de família. Não apenas a agressão física é caracterizada como forma de violência, mas também a agressão verbal, cometida sempre que os membros de uma família trocam ofensas ou palavras que rebaixam e inferiorizam seus pares. Certamente este é um mal cometido com frequência sem que, ao menos, se possa perceber. Agora, no entanto, com as ferramentas oferecidas com esta palestra e, sobretudo, com a ajuda do Senhor, é possível reverter cenários e construir novas realidades, pois a família é um projeto que nasceu no coração de Deus. Também foi abordado o tema Vencendo a Depressão, este vale da sombra da morte pelo qual muitos já atravessaram ou continuam ainda a atravessar. 400 milhões de pessoas atualmente lidam com o drama da depressão. De fato, grandes servos do Senhor, como Elias, também manifestaram os sintomas deste mal chamado, hoje, de o mal do século, como a perda da esperança, o desejo de fuga e de isolamento, enfim, o desejo de morte (1 Rs 19.1-18). Além deste, também foram abordados os temas: Saúde Emocional, Cuidando de quem cuida e Superando os obstáculos na luta contra a dependência química, oficinas nas quais profissionais qualificados debateram os desafios relacionados a estes temas. Hoje, domingo, não será diferente! Abrindo o seu espaço para o diálogo e para a instrução, a igreja recebe profissionais qualificados para nos ensinar acerca de como viver melhor a vida e, louvado seja Deus por tudo isso.

Quero, portanto, parabenizar e agradecer a toda a equipe envolvida na organização e na realização deste importante evento. Parabenizo pela visão em organizar um simpósio onde os principais dilemas da nossa sociedade pudessem ser identificados e discutidos a partir da orientação de profissionais envolvidos no enfrentamento destes dramas, servos e servas do Senhor a quem Deus conferiu dons e talentos para serem usados de modo a glorificar o seu nome e a manifestar as vontades de seu Reino.

Estamos certos de que a igreja é uma agência divina para a transformação de realidades, pois assim fez o Senhor Jesus enquanto esteve neste mundo. Jesus curou as feridas da alma, mas também as feridas físicas e emocionais, de modo que os seus discípulos são chamados para fazer o mesmo: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor” (Lc 4.18-19).

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com