Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Família, primeira e principal transmissora da fé

Provérbios 22:6

Seminarista Daniel Braga - 30/04/17

Nada melhor, neste final de mês, que destacar este elemento fundamental na vida humana, chamado FAMÍLIA. Temos visto um desfilar de problemas que o mundo familiar enfrenta em nossos dias. Sabemos, porém, que apesar dos desafios que o mundo moderno apresenta podemos elencar, também, tantos elementos positivos na evolução familiar nos últimos anos, tais como: consciência mais viva da liberdade pessoal, maior atenção à qualidade nas relações interpessoais no matrimônio, a promoção da dignidade da mulher, a procriação responsável, a educação dos filhos, a consciência da necessidade de relações mais fraternas entre as famílias por uma ajuda recíproca, espiritual e material, a nova descoberta da missão da família na Igreja e da sua responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

A família cristã pode ser chamada de "Igreja doméstica", e de modo privilegiado, participa da missão da igreja na transmissão de valores cristãos, tanto éticos quanto morais. Enquanto fonte de vida, a família é também a primeira e principal responsável pela transmissão da fé, isto é: da mensagem da Salvação de Deus aos filhos. Assim, os pais são para seus filhos os autênticos anunciadores de sua fé. É um fato que nos países onde a fé foi perseguida e proibida durante muito tempo, esta se conservou e foi transmitida através do ministério dos pais no seio da própria família. Na transmissão da fé aos seus filhos, a família nem é autossuficiente e nem autônoma. Ela precisa estar em sintonia e íntima relação com a vida da comunidade onde vive. É ali que a doutrina vivencial, isto é, aquela transmitida na família, será complementada por uma doutrina mais sistemática, mais organizada com um conteúdo bíblico-documental e metodologia apropriados.

Já no início do cristianismo, a família cristã aparece como transmissora da fé. Esta função dos pais era tão importante que, em seguida, a família se tornou o lugar por excelência onde a Igreja transmitia a fé. É pena que em nossos dias esta função missionária dos pais, na transmissão da fé aos filhos, tenha perdido sua relevância. Perdendo, com o tempo, este papel fundamental, a família perdeu também a própria vivência da fé no seio familiar em prejuízo das próprias relações éticas, morais e religiosas. A recuperação da vivência da fé e da evangelização passa pela restauração da família como instituição básica para transmitir a fé. Por isso, em países de maior dificuldade nesta questão, há um grande empenho de revalorização da vida familiar e da presença da mensagem cristã como ponto de referência e de equilíbrio no lar.

É necessário e urgente revitalizar a família através da santificação do amor conjugal e da convivência ao lado dos filhos. Sabemos que o amor exige uma renovação constante através do diálogo entre os membros da família; somente assim, esta poderá crescer numa vivência de qualidade, apesar das grandes dificuldades constatadas a olho nu em nossos dias. Verdade seja dita, hoje há uma inversão dos valores fundamentais da família. Preocupa-se mais com o exterior – economia, aparência social - do que com os valores do amor relacional familiar. O primeiro dever dos pais para com os filhos é o amor mútuo. É preciso retomar com carinho e persistência as virtudes próprias da vivência familiar, isto é: a convivência fraterna, a tolerância e a partilha, além de superar o egoísmo e o individualismo tão presentes em nossos dias. Recuperando o verdadeiro sentido do amor, nossas famílias estarão mais capacitadas para um convívio saudável e frutuoso. Este é o desejo de Deus e missão de todos nós.

Seminarista Daniel Braga

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com