Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Famílias que perseveram: A família de Josué

“Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor” (Josué 24.15)

Pr. Renato Costa - 28/05/17

O texto do capítulo 24 do livro de Josué narra o último grande ato do sucessor de Moisés em favor do povo de Israel antes mesmo de sua morte. Em Siquém, Josué reuniu todas as tribos de Israel, incluindo as autoridades do povo, os líderes, juízes e oficiais, e todos compareceram para aquela grande assembléia solene que tinha como único propósito: a renovação da aliança com Deus (v.1). Josué, então, com autoridade e liderança conferidas e legitimadas pelo Senhor, relembra os israelitas acerca da história de Israel como nação, como povo escolhido por Deus, ressaltando o seu santo chamado a Abraão e, principalmente, a maneira maravilhosa com que Deus os havia tirado do Egito, livrando-os dos muitos anos de escravidão e conduzindo-os a uma terra boa e agradável (v.2-13). Foi então que, após este relato que mostrava, sem deixar dúvidas, o testemunho do próprio Senhor em meio ao seu povo, Josué os encorajou a servir ao Senhor com temor, com integridade e com fidelidade, jogando fora os deuses estranhos que foram adorados pelos antepassados e que ainda estavam sendo guardados e devotados pelas famílias de Israel (v.14). Tendo a atenção de todas as tribos, incluindo das autoridades, ele apelou para que o povo saísse de cima do muro e tomasse uma decisão: escolher o Senhor, seus mandamentos e sua vontade, ou os deuses estranhos daquela terra. Josué, independentemente da resposta do povo, se adiantou deixando claro a todos o seu compromisso com Deus afirmando: mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor (v.15).

Aquela assembléia solene em Siquém entrou definitivamente para a história. O povo entendeu a necessidade de um compromisso sincero, verdadeiro com Deus. Aceitaram o desafio de Josué, louvaram a Deus pelo testemunho de integridade e temor deste servo do Senhor, bem como de sua família. Renovaram a aliança com Deus jogando fora os deuses estranhos que ainda estavam sendo cultuados e, a partir daquele dia, viveram uma nova história com o Criador.

Também hoje é dia de escolha como família. É tempo sim de deixar os embaraços, as desculpas, o comodismo, enfim, tudo aquilo que atrapalha um compromisso com Deus mais sério e constante como família. É tempo de jogar fora os ídolos, isto é, tudo aquilo que ocupa na família o devido lugar de Deus, desviando-nos de seu santo caminho. As palavras de Josué continuam ecoando também hoje em nossos corações: escolham hoje a quem irão servir! Como responder a este santo apelo? Dizendo: eu e a minha casa serviremos ao Senhor!

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com