Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

DIP: O dia da Igreja perseguida

“Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2º Timóteo 3.12)

Pr. Renato Costa - 11/06/17

Hoje nos lembramos de um modo especial dos cristãos perseguidos. O dia da Igreja perseguida (DIP) é uma data especial promovida pela Missão Portas Abertas quando igrejas de várias partes do mundo se reúnem para interceder em favor daqueles que sofrem e que pagam com a própria vida o preço por amarem a Jesus. Neste sentido, aqui em Vila Antonieta nós não queremos ficar alheios a tudo isto.

Há, pelo menos, 50 países onde a perseguição religiosa se dá com maior afinco, sendo o número de cristãos que são hostilizados nestes países perto da casa dos 200 milhões. Isto surpreende! A despeito de um mundo “hipermoderno” em que vivemos, há ainda lugares aonde a liberdade religiosa é um sonho dos mais almejados. O que fazer? Eu encorajo você a interceder por aqueles que sofrem. Um dia, sendo visitado por um cristão de um país livre e sendo questionado por este a respeito de quais seriam as suas maiores necessidades, um irmão em Cristo que vivia sob intensa perseguição, respondeu: Minhas maiores necessidades, bem como a de todos nós que somos perseguidos, são: Oração, Bíblia e comentários bíblicos que ajudem a entender melhor a vontade de Deus para as nossas vidas através de sua santa Palavra. Surpreendente, não é mesmo? Talvez eu e você que desconhecemos essa realidade, responderíamos diferente.

A oração não conhece fronteiras e através dela podemos fortalecer os nossos irmãos perseguidos, muitos dos quais estão presos em cadeias. Foi desta forma que Pedro foi liberto das más intenções de Herodes: “Depois que prendeu Pedro, Herodes o colocou na cadeia e pôs quatro grupos de soldados, com quatro em cada grupo, para guardá-lo. É que Herodes queria apresentá-lo ao povo depois do dia da Páscoa. E assim Pedro estava preso e era vigiado pelos guardas; mas a igreja continuava a orar com fervor por ele” (At 12.4-5). O autor aos Hebreus ainda acrescenta: “Lembrem dos presos, como se vocês estivessem na cadeia com eles. Lembrem dos que sofrem, como se vocês estivessem sofrendo com eles” (Hb 13.3); Também o apóstolo Paulo nos revela a verdade de que todos somos um único corpo em Cristo e, portanto, compartilhamos de alegrias e de sofrimentos: “Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela” (1 Co 12.26). Foi assim ao longo de toda a história da igreja e é assim ainda hoje, Deus nos convoca a interceder em sua presença em favor daqueles que sofrem por amor ao evangelho.

Você pode ir um pouco mais além e conhecer mais de perto a realidade da igreja perseguida se tornando um parceiro da Missão Portas Abertas. Todos os meses você receberá uma revista em sua casa com testemunhos, pedidos de oração e também com notícias a respeito da perseguição ao redor do mundo. Caso você tenha interesse, acesse o site: www.portasabertas.org.br, ou converse com alguém da equipe de missões de nossa igreja.

Que assim seja para a honra e a glória do nosso Deus! Que, sendo livres, façamos bom uso desta liberdade pregando as boas novas de salvação em Jesus e sendo um com aqueles que sofrem.

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com