Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Metade do ano já passou

“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Salmo 90.12)

Pr. Renato Costa - 25/06/17

O livro de Eclesiastes nos ensina que para todas as coisas há um tempo oportuno e um propósito definido (Ec 3.1). O autor exemplifica sua afirmação dizendo que há tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e de edificar, tempo de chorar e de rir, tempo de prantear e de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras, tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar, tempo de buscar e tempo de perder, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de coser, tempo de estar calado e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de guerra e tempo de paz (Ec 3.2-8).

O autor nos ensina, entre tantas coisas, que todos os planos, projetos e realizações da vida devem obedecer a um tempo propício para a sua realização, tempo este que já foi determinado por Deus. Deus criou as coisas na sua devida ordem, por isso, há um tempo certo para a dedicação ao trabalho, ou seja, para plantar sementes cujos frutos garantirão o sustento no futuro. E haverá, portanto, o tempo certo também para que se colham tudo aquilo que já foi plantado com anos de estudo, cursos e de trabalho. Assim deve acontecer em todas as áreas da nossa vida. Se as coisas seguirem o seu devido curso natural, acontecendo no seu devido tempo, então, haverá as conseqüências proveitosas disto. No entanto, quando há uma inversão na ordem das coisas como Deus criou, há consequências também, como sofrimento, dor e tristeza, e tudo não precisaria ser assim.

Os dias passam cada vez mais rápidos, mas os compromissos parecem se multiplicar e o tempo disponível para dar conta de todos eles parece diminuir cada vez mais. Muitos fizeram planos para este ano, ler mais a Bíblia, orar mais, participar com mais freqüência da vida da igreja, viajar, estudar, trocar de carro, enfim, diversos deles, e talvez, agora após seis meses, poucos deles tenham sido alcançados, e por quê? Porque o tempo tem passado muito rápido. Esta é a justificativa que todos damos. Sendo assim, cabe-nos uma reflexão a respeito de como temos empregado o nosso tempo. Se este “bem” está cada vez mais escasso, seria importante então preservá-lo, cuidar dele e dele fazer bom uso a fim de aproveitá-lo da melhor maneira possível. É este o conselho que o salmista nos dá no texto acima, ou seja, contar os dias significa dar valor a cada dia, fazer cada dia valer a pena, viver cada dia com gratidão a Deus. Agradecer pela saúde, pela vida, pela proteção, pela família, pelo pão de cada dia e, principalmente, pela salvação em Cristo Jesus. Em que isto tudo nos ajuda a alcançar um coração sábio? Isto tudo nos ajuda e muito. Quando damos valor a cada dia que Deus nos presenteia, conseguimos enxergar aquilo que realmente tem valor. Não são as coisas que compramos e conseguimos, mas a vida em si, a família, as pessoas com as quais convivemos, a oportunidade de servir e a alegria de sermos filhos de Deus.

O coração sábio enxerga além da aparência, ele é capaz de discernir as belezas da vida que estão escondidas por trás das mazelas que o mundo provocou. O coração sábio conhece a paz e sabe onde encontrá-la. Ele sabe que a paz não se esconde, pelo contrário, ela se permite encontrar na pessoa de Jesus Cristo, o autor da vida. Para alcançar um coração sábio é preciso viver hoje a vida do amanhã. Desfrutar hoje da eternidade prometida fazendo brotar na realidade dos dias as realidades eternas, aquilo que Paulo chama de bênçãos espirituais, a paz, o amor, a esperança, a compaixão e a graça. É disto que o mundo necessita. Por isso meu amado, conte os dias, dê valor àquilo que tem valor e busque um coração sábio. Um coração sábio se nota de longe. Pense nisso!

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com