Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Cuidado com os escândalos, os grandes e os pequeninos!

Pr. Renato Costa - 16/07/17

Infelizmente, não têm sido raros os escândalos em nosso país e em todas as suas mais variadas esferas. No entanto, chama-nos mais a atenção os escândalos no universo político pela ampla dimensão dos fatos, bem como pelas graves consequências que produzem. Na semana que passou, por exemplo, um Ex-Presidente foi condenado a mais de 9 anos de prisão, sendo acusado de ter recebido vantagens ilícitas no exercício de sua atividade presidencial. Há pouco tempo, o presidente da Câmara dos Deputados perdia o seu mandato sendo acusado por faltas semelhantes. Aliás, mesmo o atual Chefe do Estado brasileiro tem se visto em constrangimentos, pelo menos, assim o povo espera, ao ser alvo de ações incompatíveis com o cargo que ocupa. Há ainda os escândalos na esfera da saúde pública, da educação, entre outros, que, a todo o momento, ofendem sentimentos, crenças e normas morais mínimas para que uma convivência em sociedade seja possível e favorável a todos.

Mas, o problema não se limita apenas à realidade brasileira, e aqui eu me refiro aos escândalos, isto é, fatos que ofendem sentimentos, crenças, tradições e regras morais, antes, é fato global. Quem não fica chocado ao ver e ouvir quase que diariamente relatos tristes sobre as condições enfrentadas por um contingente enorme de pessoas que, forçosamente, deixam suas casas em busca de uma melhor chance de vida na Europa, a despeito de todos os riscos implicados no trânsito? Quem não fica chocado ao ouvir o presidente da nação mais poderosa do mundo, os Estados Unidos, afirmar a saída de seu país de um acordo firmado entre as grandes nações em favorecimento de reduções na emissão de poluentes no meio ambiente? Enfim, os escândalos não param, fazem parte do nosso cotidiano.

Pois bem, Jesus já nos havia alertado acerca disto. Ele disse: é inevitável que aconteçam coisas que levem o povo a tropeçar, mas ai da pessoa por meio de quem elas acontecem. Seria melhor que ela fosse lançada no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço, do que levar um desses pequeninos a pecar. Tomem cuidado (Lc 17.1-3a). Jesus não afirma que Deus é quem provoca ou provocaria escândalos de toda sorte, antes, aponta para a sua inevitabilidade em virtude da maldade que há no coração humano dominado pelo pecado. Todavia, Ele chama também a atenção de seus discípulos para o dever de tomarem cuidado, de se auto examinarem e se vigiarem constantemente, a fim de que não se tornassem, eles mesmos, autores de escândalos, deixando outros perplexos e levando-os a caírem da fé. Ora, se Jesus alertou os seus discípulos e também a nós, hoje, quanto ao cuidado necessário com a própria vida a fim de não nos tornarmos também, à semelhança de muitos, autores de escândalos, pois, tal fato provocaria a queda de outros, então, é bom tomarmos cuidado não apenas com as ameaças dos grandes escândalos, mas também dos pequeninos, aqueles que nos rodeiam o tempo todo querendo passar imperceptíveis. E quais são: um comentário calunioso, pré-julgamentos, murmuração incontrolada, um sentimento ruim, um pensamento maldoso, entre outros. Pequenos escândalos, afinal de contas, como os absorvem aquele que os ouve? Não é, por certo, com o mesmo espasmo dos grandes escândalos? Assim, o pecado nos ameaça à porta, isto é, bem perto de nós, em nosso coração, em nossos pensamentos, enfim, em todo o nosso ser.

Que Deus tenha misericórdia de cada um de nós! Que ninguém se afaste da comunhão vindo a cair da fé por um escândalo, mesmo um pequenino, provocado por qualquer um de nós! Que o Senhor nos ajude, antes, a tomarmos cuidado com a nossa vida para sermos, sim, agentes de transformação, enfim, pequenos cristos.

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com