Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito (Romanos 8.28)

Pr. Renato Costa - 06/08/17

Não foi por um acaso que o apóstolo Paulo es2creveu as palavras acima, sob a inspiração do Espírito Santo de Deus, aos santos que se reuniam secretamente, porém, com perseverança, em Roma. Esta era a capital de um império que oprimia e perseguia com crueldade desmedida os servos e servas do Senhor. O próprio Paulo seria, futuramente, martirizado em Roma por amor a Cristo, assim como o apóstolo Pedro também, verdadeiras colunas da igreja primitiva. Diante das dificuldades que já eram comuns do cotidiano daqueles irmãos queridos, o apóstolo Paulo que, na ocasião da escrita da carta, ainda não os conhecia, de pronto se põe, então, a encorajá-los à perseverança no caminho da fé e também a doutriná-los escrevendo-lhes a respeito das coisas de Deus. É, por sinal, a carta mais teológica do apóstolo aos gentios e, por isso, também, a mais estudada. Dentre todas as riquezas compartilhadas pelo apóstolo com aqueles irmãos e, hoje, também conosco, está a declaração acima: sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Paulo lhes estava dizendo que, mesmo nas dificuldades que eles a todo o momento enfrentavam, mesmo nas inseguranças que reconheciam persistir em seus corações, mesmo nas incertezas relacionadas ao que o amanhã poderia lhes reservar, lhes afugentando do coração toda a paz, ainda assim, Deus, em sua soberania, estava atuando para o bem daquele pequeno rebanho que Ele tanto amava. Sim, meus irmãos, mesmo o sofrimento coopera para o cumprimento dos propósitos divinos. Mesmo as privações cooperam para a realização plena dos planos de Deus que sempre serão maiores do que os planos que nós fazemos em nossos dia a dia. Por isso, é importante prestar atenção também à parte final do verso, onde Paulo coloca: dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. À luz desta verdade, Paulo desejava dar garantias àqueles irmãos do cuidado e da providência divina em todo o tempo, de modo a ser possível descansar em suas promessas, mesmo em tempos difíceis.

Este texto admirável também abençoa e promove crescimento para as nossas vidas nos dias de hoje. Você certamente também enfrenta lutas no dia a dia que provam a todo o instante a sua fé. Talvez algumas circunstâncias lhes faça hesitar em sua fé e, por vezes, até desanimar. Afinal de contas, todos somos pequenos e frágeis. Todos nos angustiamos quando não entendemos tudo aquilo que acontece à nossa volta. Todavia, vale a pela lembrar hoje do que nos diz esta santa Palavra, a saber, Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam.

Quando confiamos na verdade ensinada por Paulo na sua carta aos Romanos, nos apegando a ela com convicção inabalável, então, o fruto que colhemos em nossos corações é a paz, a gratidão, a alegria e a esperança. Coisas caras a cada um de nós. Coisas pelas quais o mundo faz guerra. Coisas que, em Cristo, podem ser encontradas com abundância. Então, por que não fazer isso hoje? Por que não crer que nada acontece por um acaso, antes, tudo faz parte dos santos propósitos divinos? Afinal de contas, nos diz a Palavra do Senhor também: pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos (Isaías 55.8-9). Um hineto antigo nos ensina a mesma verdade: não tenha sobre ti um só cuidado qualquer que seja, pois um, somente um, seria muito para ti. É meu, somente meu, todo o trabalho e o seu trabalho é descansar em mim... Que tal não apenas cantar, mas também viver esta mensagem? Pense nisso!

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com