Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Jeremias, um jovem incomum

Pr. Renato Costa - 20/08/17

O chamado de Deus para Jeremias surpreende de imediato. Logo no capítulo primeiro do livro que leva o seu nome, o texto nos diz que Deus o havia separado para ser profeta às nações antes mesmo de formá-lo no ventre de sua mamãe (Jr 1.5). No entanto, como fez Moisés, Jeremias também reparou nas suas imperfeições, na sua inadequação e falta de capacidades para o exercício de tamanha função. Respondendo ao Senhor, disse o jovem: Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem (v.6). O Senhor, então, entendendo as limitações humanas que Jeremias reconhecia como obstáculos à realização daquela grande obra, passa a dar-lhe garantias de bom êxito, tendo em vista que o próprio Deus estaria realizando o seu querer por intermédio daquele jovem e se ele tão somente se dispusesse. Assim, o Senhor insistiu com ele dizendo: Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo (v.7-8). Além disso, Deus colocou em seus lábios a Palavra de Deus, atribuindo-lhe também autoridade sobre as nações e reinos (v.9). Concluindo aquele encontro que marcaria e mudaria a vida daquele jovem para sempre, Deus lhe advertiu sobre a necessidade de preparo, de não se permitir deixar ser intimidado pelos que futuramente lhe colocariam oposições e, por fim, lhe garantiu mais uma vez que estaria com ele durante todos os dias deste ministério (v.17-19). Jeremias, assim, cheio do Espírito Santo de Deus e da força que Ele provê, iniciou o seu trabalho. Anos de pregação ignorada, verdades eternas que foram desprezadas por um povo de coração duro. Os frutos de seu ministério, pelo menos do ponto de vista humano, nunca nasceram. Mas, ele agradou o Senhor cumprindo com excelência o seu chamado e sendo fiel à Palavra do Senhor que chamava o povo sempre ao arrependimento.

Jeremias pregou em tempos difíceis. O povo de Israel estava mergulhado em idolatria e em hábitos de vida contrários ao querer do Senhor para as suas vidas. Ele profetizou a dominação babilônica e os longos anos de cativeiro. Corajosamente, denunciou aos líderes da nação os seus pecados, bem como as consequências de suas maldades para todo aquele povo. Jeremias foi severamente provado. Hostilizado e difamado, aquele jovem profeta colheu sofrimento, torturas, prisões e, até mesmo baixado a um poço de lama ele foi (Jr 37-38). No entanto, a despeito de todas estas dificuldades, ele perseverou mantendo-se firme em suas convicções e seguro de que tudo estava sob o controle divino, inclusive, a sua própria vida.

O livro que leva o seu nome é uma verdadeira escola para a juventude cristã de hoje. Jeremias foi conquistado pelo Senhor. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno (1° Joao 2.14b). Jeremias é prova disto! Um jovem forte! Um jovem que venceu o Maligno! Jovem, Adolescente, enfim, você que serve ao Senhor, que tal ser incomum como Jeremias o foi? Ser incomum vestindo-se de forma diferente, curtindo músicas que poucos curtem, fazendo parte de uma tribo, marcando o corpo com tatuagens e piercings, entre outras coisas, nada mais é do que querer encontrar-se numa sociedade cheia de alternativas. Porém, com o tempo, tudo irá mudar. Aquela música legal ficará sem graça e antiga. Aquela roupa descolada sairá de moda, e você poderá até mesmo vir a se arrepender por ter feito uma tatuagem, uma marca que nunca mais poderá ser apagada de seu corpo. Porém, ser incomum como Jeremias o foi é transformar o mundo e o mundo das pessoas que estão ao seu redor. É construir um legado, é ser lembrado para sempre. É fazer história. Ser incomum como Jeremias é fazer a diferença sendo gente simples, sendo gente que ama e cuida, que respeita, que trata as pessoas com educação, que honra pai e mãe, enfim, gente que tem valores, algo que, hoje, é tão incomum que, quando alguém os manifesta, com certeza chama a atenção e, em assim sendo, chama a atenção para Deus. Jovem, seja como Jeremias, seja incomum da maneira certa!

Pr. Renato Costa

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com