Leve Esperana At que ele Venha
palavra pastoral

Home » Mensagens » Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

A proclamação do evangelho por meio dos nossos missionários nos campos indígenas

Pr. Valdir Soares e Ana Maria Pereira da Silva Coordenadores do trabalho indígena de Missões Nacionais - 03/09/17

A proclamação do evangelho por meio dos nossos missionários nos campos indígenas, há décadas, tem como objetivo principal comunicar de uma forma eficaz a pessoa salvadora do nosso Senhor Jesus Cristo. Os esforços para desenvolvermos ações relevantes entre povos minoritários que ainda não tiveram a oportunidade de ouvir das Boas-Novas tem pautado a nossa caminhada nesses mais de 110 anos de trabalho transcultural. Somos conscientes da existência das barreiras culturais e linguísticas para comunicar a Palavra de Deus a esses povos, o que tem contribuído com o preparo e aperfeiçoamento contínuo daqueles que se colocam à disposição do ministério entre indígenas.

Quando os missionários estão bem preparados, confiando no Senhor e dispostos a capacitarem os indígenas para que eles mesmos trilhem o seu caminho, o resultado é o nascimento de uma igreja genuinamente indígena, com liderança nativa, autopropagadora e automantenedora.

Um exemplo é o que temos vivido junto ao povo Macuxi, em Roraima. Os Macuxi somam cerca de 34.000 pessoas, vivendo em dezoito comunidades situadas em “terras com demarcações descontínuas”, “ilhas” no norte e nordeste do estado, sendo ligadas por estradas de terra aos municípios de Boa Vista e Bonfim.

Trata-se de um contexto desafiador, porém, que tem recebido a Palavra do Senhor por intermédio dos missionários em formação Jonaldo e Júnia Macuxi, indígenas, que não têm medido esforços para visitarem aldeia por aldeia, criando relacionamentos discipuladores e dedicando tempo ao ensino e cuidado das famílias que demonstram interesse em conhecer do evangelho. Mesmo recebendo convites para trabalhar secularmente, Jonaldo não abriu mão de dedicar tempo integral à evangelização discipuladora do seu povo. O impacto do evangelho foi tamanho na vida dessa família, que hoje dedicam-se totalmente ao alcance de outros indígenas e à formação de novos líderes.

O casal indígena é acompanhado pelos missionários Wanderlei Pina e Solange, que dão suporte ao avanço na Serra da Lua e têm focado o seu ministério na formação de líderes indígenas e no ensino bíblico de crianças.

Pr. Valdir Soares e Ana Maria Pereira da Silva Coordenadores do trabalho indígena de Missões Nacionais – Extraído da Revita da Campanha 2017 - pág 29

© 2013 - 2017 - Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta - Todos os Diretos Reservados

Igreja Evangélica Batista em Vila Antonieta
Rua Antonio Neto Caldeira, 500 - CEP 03475-040 - Vila Antonieta - São Paulo - SP
Tel.: (11)2724-6258 - igrejabatista.vilaantonieta@gmail.com